Ceará está em negociações avançadas e pode receber fábrica de automóveis da montadora chinesa Great Wall Motors

Valdemar Medeiros
por
-
06-08-2021 17:42:26
em Indústria e Construção Civil
Ceará - Great Wall Motors - fábrica - automóveis SUV da Great Wall Motors (GWM) – créditos: GWM/ divulgação

Após anos tentando adquirir uma fábrica de automóveis no Brasil, a Great Wall Motors está com grandes chances de instalar sua nova fábrica no Ceará. A empresa já visa também a fábrica da Mercedez-Benz em SP

O estado do Ceará possui grandes chances de receber o empreendimento de uma fábrica de automóveis da chinesa Great Wall Motors, que busca se instalar em território brasileiro há tempos, e agora tem totalmente a estrutura do Estado como a sua melhor opção. No mês de junho, Cesar Augusto Ribeiro, secretário de Relações Internacionais do Estado, visitou uma das fábricas da empresa, na China, e também apresentou os diferenciais do Ceará.

Leia também

Secretário do Ceará se pronuncia sobre encontro com a Great Wall Motors

GREAT WALL MOTORS (GWM) VIRÁ PARA O BRASIL VENDER PICAPES/SUVS E ELÉTRICOS!?

De acordo com Cesar Augusto, o Ceará foi apresentado com sua estrutura de Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e os diferenciais do Estado para acolher investimentos do exterior como grande opção para a empresa de automóveis no país. Segundo Augusto, é uma fábrica fantástica inovadora e tecnológica que traria bastante valor ao Ceará.

O secretário do Ceará ressaltou ainda o fato da Great Wall Motors ser uma grande produtora de carros elétricos, que para ele, é uma tecnologia promissora para o futuro da mobilidade urbana. Esta é apenas uma etapa de negociação extensa e que terá ainda muitos outros capítulos.

A Great Wall Motors é uma das líderes nas fabricações de automóveis na China e está de olho no mercado brasileiro há mais de uma década. A empresa chegou a tentar comprar uma fábrica da Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP).

Great Wall Motors e sua atuação no Brasil

A Great Wall atualmente não vende mais seus automóveis no Brasil. Em 2009, a empresa chegou a possuir uma importadora no país, e ainda vendeu alguns automóveis como o Hover, um SUV médio com motor 2.4 da Mitsubishi que era vendido por R$ 69.000 na época.

Já em 2013, os seus executivos realizaram uma série de visitas em grandes cidades do Brasil, como Joinville, Ribeirão Preto, Salvador e Guarulhos até anunciarem a instalação de uma fábrica, entretanto, os planos não se concretizaram. A empresa, apesar de não atuar no Brasil, possui uma forte atuação em países da América do Sul, através de importadores e tem no continente um importante mercado.

Entre eles, o que ganha destaque é o mercado Chileno, com mais de 2,4 mil emplacamentos em 2020. Nos últimos dias, a empresa fez postagens em sua conta no Instagram para o Brasil, com imagens que mostram a Poer, uma picape média que chegaria no país para disputar com a Toyota Hilux. O veículo já está, inclusive, registrado no Brasil. Outro carro que a Great Wall Motors poderá lançar no mercado de automóveis brasileiro será o SUV premium Haval H6.

Great Wall motors compra fábrica da Mercedes-Benz

De acordo com informações, a empresa fechou negócio com a Mercedez-Benz em meados de Junho. A fábrica de Iracemápolis foi fechada em dezembro do ano passado em São Paulo e produzia modelos Classe C e GLA, que agora pertencem à Great Wall Motors.

Apesar de não ter sido anunciada de forma oficial, a compra já está finalizada. A fabricante comemorou a compra em uma publicação, onde dá informações sobre a fábrica e também afirma que a linha de montagem está dentro do padrão de montagem de automóveis da empresa.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe