O novo recorde de produção mensal do campo de Búzios foi obtido no mês de junho, quando o ativo operado pela Petrobras alcançou a média produtiva de 616 mil barris de petróleo diários
Na semana passada, foi divulgado que o campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu um novo recorde de produção mensal durante o mês de junho. Conforme informações compartilhadas pela Petrobras, o ativo obteve uma média de produção de 616 mil barris de petróleo diários.
O valor representa uma eficiência operacional de 95%, sendo, assim, o maior volume de produção média mensal já alcançado pelo campo desde o início de suas operações, em abril de 2018.
Do volume total produzido, 91,7% dizem respeito à Petrobras, ou seja, 564 mil barris de petróleo diários foram gerados pela companhia. Os demais parceiros, por sua vez, respondem por 8,3% da produção (51 mil barris de petróleo por dia). O resultado recorde foi atingido graças à operação de quatro plataformas no campo, sendo elas: P-74; P-75; P-76 e P-77.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
Petrobras pretende iniciar a operação de nova plataforma no campo de Búzios em 2023
No ano que vem, a Petrobras pretende, ainda, iniciar a operação da quinta unidade de produção da área, o FPSO Almirante Barroso. A expectativa é de que o navio produza até 150 mil barris de petróleo por dia, além de processar até 6 milhões de m³ de gás.
Além disso, com a nova plataforma, espera-se que o campo de Búzios chegue à marca de 33% da produção de petróleo obtida pela Petrobras, no ano de 2026.
Recentemente, o diretor de desenvolvimento de produção da estatal, João Henrique Rittershaussen, destacou que a Petrobras possui, hoje em dia, 11 FPSOS em fase de execução. Ademais, tem-se outras duas unidades em contratação, a Búzios 9 (P-80) e a Búzios 10 (P-82).
Sob esse viés, o executivo acrescentou que as propostas foram recebidas no mês de maio e que, até então, fecharam-se os preços do lote A, o qual objetiva a contratação da P-80, para Búzios 9. O lote B, por outro lado, está em processo de negociação. Nesta concorrência, os melhores lances foram apresentados pela Keppel Shipyard.
Sobre o campo de Búzios
O campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, corresponde ao maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. De acordo com a Petrobras, ele é um ativo de classe mundial, com petróleo de ótima qualidade, além de reservas substanciais, baixo risco e baixo custo de extração. Situa-se a 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro, a mais de 5.000 metros de profundidade.
A operação do campo de Búzios teve início no dia 20 de abril de 2018, por meio da plataforma P-74. Búzios foi o primeiro campo sob regime de Cessão Onerosa, enquanto a P-74 foi a 13ª plataforma a atuar no pré-sal brasileiro.
Leia também esta matéria: Petrobras anuncia início de perfuração de novo poço no Bloco de Sépia e avança na produção de petróleo na Bacia de Santos
A companhia Petrobras anunciou, na última segunda-feira, (01/08), a perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, localizado na Bacia de Santos, no estado de São Paulo, o 4-BRSA-1386D-RJS. Todo o processo de perfuração está sendo realizado com uma sonda da companhia Ocyan e a campanha exploratória da empresa na Bacia de Santos segue a todo vapor, após movimentações de produção de petróleo e gás natural durante o mês de abril.
Mesmo com o cenário nacional de combustíveis bastante instável devido às interferências políticas, a Petrobras dá continuidade aos seus projetos de exploração de produção de petróleo e gás natural e acaba de anunciar mais um passo no segmento, a perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, localizado na Bacia de Santos. A empresa deu início às obras para perfurar o poço batizado de 4-BRSA-1386D-RJS, que poderá contribuir para o crescimento produtivo da empresa na região Sudeste do país.
Para mais informações, acesse aqui a matéria completa.