1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Campo de Búzios – ativo operado pela Petrobras – atingiu a sua maior produção de petróleo mensal desde o início das operações, em 2018
Tempo de leitura 4 min de leitura

Campo de Búzios – ativo operado pela Petrobras – atingiu a sua maior produção de petróleo mensal desde o início das operações, em 2018

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 08/08/2022 às 09:20
Petrobras, petróleo, Búzios
Foto: reprodução agenciabrasil.ebc.com.br

O novo recorde de produção mensal do campo de Búzios foi obtido no mês de junho, quando o ativo operado pela Petrobras alcançou a média produtiva de 616 mil barris de petróleo diários

Na semana passada, foi divulgado que o campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, atingiu um novo recorde de produção mensal durante o mês de junho. Conforme informações compartilhadas pela Petrobras, o ativo obteve uma média de produção de 616 mil barris de petróleo diários.

O valor representa uma eficiência operacional de 95%, sendo, assim, o maior volume de produção média mensal já alcançado pelo campo desde o início de suas operações, em abril de 2018.

Do volume total produzido, 91,7% dizem respeito à Petrobras, ou seja, 564 mil barris de petróleo diários foram gerados pela companhia. Os demais parceiros, por sua vez, respondem por 8,3% da produção (51 mil barris de petróleo por dia). O resultado recorde foi atingido graças à operação de quatro plataformas no campo, sendo elas: P-74; P-75; P-76 e P-77.

Petrobras pretende iniciar a operação de nova plataforma no campo de Búzios em 2023

No ano que vem, a Petrobras pretende, ainda, iniciar a operação da quinta unidade de produção da área, o FPSO Almirante Barroso. A expectativa é de que o navio produza até 150 mil barris de petróleo por dia, além de processar até 6 milhões de m³ de gás.

Além disso, com a nova plataforma, espera-se que o campo de Búzios chegue à marca de 33% da produção de petróleo obtida pela Petrobras, no ano de 2026.

Recentemente, o diretor de desenvolvimento de produção da estatal, João Henrique Rittershaussen, destacou que a Petrobras possui, hoje em dia, 11 FPSOS em fase de execução. Ademais, tem-se outras duas unidades em contratação, a Búzios 9 (P-80) e a Búzios 10 (P-82).

Sob esse viés, o executivo acrescentou que as propostas foram recebidas no mês de maio e que, até então, fecharam-se os preços do lote A, o qual objetiva a contratação da P-80, para Búzios 9. O lote B, por outro lado, está em processo de negociação. Nesta concorrência, os melhores lances foram apresentados pela Keppel Shipyard.

Sobre o campo de Búzios

O campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, corresponde ao maior campo de petróleo em águas profundas do mundo. De acordo com a Petrobras, ele é um ativo de classe mundial, com petróleo de ótima qualidade, além de reservas substanciais, baixo risco e baixo custo de extração. Situa-se a 180 km da costa do estado do Rio de Janeiro, a mais de 5.000 metros de profundidade.

A operação do campo de Búzios teve início no dia 20 de abril de 2018, por meio da plataforma P-74. Búzios foi o primeiro campo sob regime de Cessão Onerosa, enquanto a P-74 foi a 13ª plataforma a atuar no pré-sal brasileiro.

Leia também esta matéria: Petrobras anuncia início de perfuração de novo poço no Bloco de Sépia e avança na produção de petróleo na Bacia de Santos

A companhia Petrobras anunciou, na última segunda-feira, (01/08), a perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, localizado na Bacia de Santos, no estado de São Paulo, o 4-BRSA-1386D-RJS. Todo o processo de perfuração está sendo realizado com uma sonda da companhia Ocyan e a campanha exploratória da empresa na Bacia de Santos segue a todo vapor, após movimentações de produção de petróleo e gás natural durante o mês de abril.

Mesmo com o cenário nacional de combustíveis bastante instável devido às interferências políticas, a Petrobras dá continuidade aos seus projetos de exploração de produção de petróleo e gás natural e acaba de anunciar mais um passo no segmento, a perfuração de um novo poço no Bloco de Sépia, localizado na Bacia de Santos. A empresa deu início às obras para perfurar o poço batizado de 4-BRSA-1386D-RJS, que poderá contribuir para o crescimento produtivo da empresa na região Sudeste do país.

Para mais informações, acesse aqui a matéria completa.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos