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Brasil é o novo ‘cemitério’ de carros elétricos da China? Anfavea revela que 80 mil carros chineses eletrificados estão encalhados no país

Escrito por Débora Araújo
Publicado em 09/11/2024 às 11:34
Brasil é o novo 'cemitério' de carros elétricos da China Anfavea revela que 80 mil carros chineses eletrificados estão encalhados no país
Foto: Dall-e
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Com a crescente chegada de carros elétricos chineses ao Brasil, a Anfavea revela uma preocupação: mais de 80 mil unidades estão paradas nos estoques, sem encontrar compradores. O mercado brasileiro, que ainda engatinha na adoção de carros eletrificados, pode se tornar o “cemitério” de carros elétricos da China.

O mercado de carros elétricos no Brasil está enfrentando um desafio inesperado, que tem gerado grande preocupação entre especialistas do setor. A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) revelou recentemente que cerca de 80.000 veículos elétricos e híbridos chineses estão atualmente encalhados no país, aguardando absorção pelo mercado. A notícia levanta questões sobre a viabilidade e o futuro dos carros chineses eletrificados no Brasil e aponta para o país como um possível novo “cemitério” de carros elétricos da China, uma situação que pode ter impactos significativos no mercado automotivo nacional.

Carros chineses elétricos encalhados no Brasil: como isso aconteceu?

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio Leite, a estratégia de importação massiva de carros chineses elétricos e híbridos foi uma tentativa das montadoras de se anteciparem às novas alíquotas de importação que entrarão em vigor nos próximos anos.

Com a decisão do governo de retomar a cobrança do imposto de importação sobre veículos eletrificados a partir de janeiro de 2024, muitas montadoras viram a necessidade de trazer uma grande quantidade de carros elétricos ao Brasil antes do aumento nas tarifas.

No entanto, essa estratégia acabou criando um grande estoque de carros elétricos encalhados no Brasil. De acordo com a Anfavea, os 80 mil carros chineses que já estão no país representam um volume que o mercado brasileiro simplesmente não consegue absorver no momento.

“O mercado não absorve a quantidade de veículos com essas novas tecnologias”, afirmou Márcio Leite, destacando a dificuldade de manter esses veículos em estoque, especialmente em um cenário de mudança de ano, o que normalmente exige uma redução significativa de inventário.

Impactos do estoque de carros chineses encalhados no Brasil, semelhante aos 100 mil no cemitério de carros chinês

O excesso de carros elétricos e híbridos no Brasil pode ter sérias consequências para o mercado interno, tanto para veículos novos quanto seminovos. Esse desequilíbrio pode, inclusive, retardar a chegada de novos modelos de carros chineses eletrificados ao país.

A Anfavea também alerta que essa situação pode gerar impactos nos preços, uma vez que a pressão para desovar o estoque acumulado pode resultar em descontos, o que afeta diretamente a margem das montadoras e concessionárias.

Além disso, a Anfavea está preocupada com a possível desaceleração no ritmo de importação de veículos eletrificados, uma vez que a entrada de novos modelos poderá ser limitada pelo excesso de estoque já existente.

Para conter o avanço dessa situação, a associação tem defendido uma elevação mais acelerada da alíquota de importação para veículos elétricos, de forma que ela atinja os 35% antes do previsto. Esse movimento poderia ajudar a travar a entrada de mais veículos, enquanto o mercado se ajusta ao estoque atual.

O que diz o governo sobre o cenário de carros elétricos encalhados no Brasil?

O governo federal, por sua vez, já iniciou a implementação de um plano de alíquotas de importação que visa controlar o fluxo de veículos elétricos e híbridos importados. Para os carros 100% elétricos, a cobrança do imposto de importação começou em 10% e deverá alcançar 35% até julho de 2026. Veículos híbridos terão alíquotas diferenciadas, de acordo com suas especificidades.

Essa medida faz parte de uma estratégia para incentivar a produção local de veículos eletrificados. Montadoras chinesas como BYD e GWM (Great Wall Motors) já anunciaram que iniciarão suas operações de produção no Brasil, o que deve ajudar a equilibrar o mercado e reduzir a dependência de importações. No entanto, enquanto isso não acontece, o Brasil pode continuar acumulando carros elétricos encalhados, o que só agrava a situação.

O Brasil como ‘cemitério’ de carros elétricos: um futuro possível?

Com o grande volume de carros elétricos e híbridos encalhados no Brasil, o país corre o risco de se tornar o novo “cemitério” de carros elétricos chineses. Embora esse termo seja alarmante, ele reflete uma realidade em que os veículos eletrificados, que deveriam ser uma solução sustentável e inovadora, acabam sendo subutilizados e não absorvidos pelo mercado consumidor.

O presidente da Anfavea, Márcio Leite, acredita que o domínio dos carros elétricos no Brasil não será tão expressivo quanto em outras regiões, como a Europa. Ele explica que, embora o Brasil esteja avançando na infraestrutura para suportar a expansão dos veículos elétricos, o país ainda tem uma forte dependência dos biocombustíveis, uma alternativa considerada mais sustentável no contexto brasileiro.

“O Brasil tem que olhar para o que sabe fazer bem feito”, afirmou Leite, destacando a importância dos biocombustíveis na descarbonização da frota nacional.

Reforma tributária e o futuro da indústria automotiva no Brasil

Além das preocupações com o estoque de carros elétricos encalhados no Brasil, a Anfavea está de olho nas mudanças trazidas pela reforma tributária.

A proposta do governo para reformar o sistema tributário promete beneficiar a indústria automotiva ao reduzir o resíduo tributário nas exportações. Segundo Márcio Leite, essa reforma trará mais competitividade às exportações de veículos produzidos no Brasil, tornando-os mais atraentes para o mercado internacional.

No entanto, a associação ainda luta para excluir os carros do imposto seletivo, uma nova tributação que poderia afastar os consumidores brasileiros dos veículos mais novos e tecnologicamente avançados. Para a Anfavea, essa medida vai na contramão dos esforços de renovação da frota e descarbonização do setor, ambos considerados fundamentais para o futuro da indústria automotiva no país.

Carros elétricos encalhados no Brasil e os desafios para o futuro

O cenário atual do setor automotivo no Brasil revela um complexo conjunto de desafios, especialmente em relação ao grande estoque de carros chineses eletrificados encalhados no país. Com cerca de 80.000 veículos aguardando por compradores, o Brasil corre o risco de se tornar um verdadeiro “cemitério” de carros elétricos, um destino inesperado para uma tecnologia que deveria representar o futuro da mobilidade sustentável.

Enquanto o governo e a Anfavea trabalham em soluções para controlar o fluxo de importações e incentivar a produção local, o mercado automotivo brasileiro segue em busca de um equilíbrio que permita a absorção desses veículos sem comprometer a saúde financeira das montadoras e concessionárias.

O futuro dos carros elétricos no Brasil dependerá não apenas da infraestrutura e das políticas públicas, mas também da capacidade do mercado de se adaptar a essa nova realidade tecnológica.

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Débora Araújo

Escrevo sobre energias renováveis, automóveis, ciência e tecnologia, indústria e as principais tendências do mercado de trabalho. Com um olhar atento às evoluções globais e atualizações diárias, dedico-me a compartilhar sempre informações relevantes.

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