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MEGA investimento de R$ 10 bilhões para nova fábrica da Great Wall Motors (GWM) no Brasil mudará completamente a indústria automotiva com a fabricação de carros em Iracemápolis e geração de 2 mil empregos diretos e indiretos 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 19/08/2024 às 00:24
MEGA investimento de R$ 10 bilhões para nova fábrica da Great Wall Motors (GWM) no Brasil mudará completamente a indústria automotiva
Foto: Dall-e

Um mega investimento na nova fábrica da Great Wall Motors está agitando a indústria automotiva e deixando os concorrentes apreensivos. Descubra quando a unidade da GWM entrará em operação e o que ela trará de novidade ao mercado.

Alerta de MEGA investimento: Após uma cuidadosa readequação do portfólio de produtos a serem nacionalizados, a Great Wall Motors (GWM) anunciou oficialmente o início de sua produção no Brasil. A nova fábrica, localizada em Iracemápolis, São Paulo, começará a operar no último trimestre de 2024. Embora o cronograma original previsse o início das atividades em maio deste ano, a empresa optou por ajustar seus planos para garantir que os produtos oferecidos na indústria automotiva brasileira estejam perfeitamente alinhados com as necessidades e expectativas dos consumidores locais.

Esse investimento massivo em Iracemápolis representa um marco significativo para a GWM, que busca consolidar sua presença no competitivo mercado automotivo brasileiro. A fábrica será responsável pela produção de veículos com tecnologia avançada e foco em sustentabilidade, incluindo modelos híbridos e elétricos, que devem revolucionar o segmento.

Com a operação prevista para o final de 2024, a Great Wall Motors se posiciona como uma forte concorrente, trazendo inovação e qualidade ao mercado automotivo do Brasil. Fique atento às novidades e prepare-se para conhecer os modelos que em breve estarão disponíveis nas concessionárias do país.

Entenda o motivo do adiamento do mega investimento da GWM

Com a mudança de estratégia, a gigante da indústria automotiva teve que adiar o cronograma em cerca de seis meses. O adiamento da nova fábrica da Great Wall Motors ocorreu devido ao retorno gradual do Imposto de Importação para veículos eletrificados e híbridos, que teve início em janeiro deste ano, e ao anúncio do programa automotivo Mover, que tem como meta incentivar a produção local de veículos com menor emissão de poluentes.

Como já anunciado pela própria GWM, o primeiro ou os primeiros produtos a serem montados serão SUVs monobloco da linha Haval, construídos a partir da plataforma LMN e com motorização híbrida DHT, mudando completamente a indústria automotiva.

Entretanto, ainda não há uma definição de qual será o modelo, ou se serão mais de um simultaneamente na nova fábrica da Great Wall Motors. O certo é que será um SUV da família Haval. O H6, já comercializado no Brasil, é um dos candidatos, mas também há chances de que seja o H4, um SUV médio inédito.

A nova fábrica da Great Wall Motors (GWM) em solo brasileiro

A GWM, com seu mega investimento, sai na frente de concorrentes na indústria automotiva como a BYD e será a primeira montadora da China a produzir veículos no Brasil. Em agosto de 2021, a empresa de veículos se consolidou no mercado brasileiro após comprar a antiga fábrica da Mercedes-Benz no interior de São Paulo. Pouco depois, foi anunciado um investimento na ordem de R$ 10 bilhões, incluindo a possibilidade de produzir carros elétricos em solo nacional.

Na primeira fase do investimento, que começou no último ano e segue até 2025, a montadora injetou R$ 4 bilhões para adaptar e expandir a nova fábrica da Great Wall Motors em Iracemápolis (SP). O plano é expandir a capacidade de produção da fábrica para até 100 mil veículos anuais. Segundo dados da montadora, a planta também deve gerar cerca de 2 mil empregos quando estiver operando em plena capacidade.

Possíveis veículos que serão produzidos na nova fábrica da Great Wall Motors

Seja como for, a GWM corre para que seus produtos nacionais tenham a fabricação iniciada já com motorização híbrida flex. Tanto o H6 quanto o H4 usam como base seu conjunto motriz um motor 1.5 turbo de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta e ciclo Miller. Aliado a ele vão um ou dois motores elétricos de tração, com potências que variam entre 243 cv e 393 cv.

Já a caminhonete média Poer e o SUV de sete lugares Tank 500, inicialmente previstos para inaugurar a operação no mega investimento de Iracemápolis em maio, foram adiados para 2025 e passarão por atualizações antes de seus respectivos lançamentos.

Além dos SUVS Haval, Picape Poer e do SUV Tank 500 nacionalizados, a GWM continuará trazendo veículos importados para a Indústria Automotiva do Brasil, como os elétricos da marca Ora, jipes híbridos da Tank e SUVs híbridos com pegada mais luxuosa de outra marca vendida na China, a Wey.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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