Com consecutivos aumentos nos preços da gasolina e diesel, os biocombustíveis se tornam uma forma para redução dos valores dos combustíveis fósseis
Os biocombustíveis, fonte no qual todo material utilizado para geração de energia é a partir de biomassa orgânica, podem se tornar uma alternativa para reduzir os preços da gasolina e do diesel, que consecutivamente vem sofrendo reajustes. Nesse sentido, tomar medidas simples no ramo etanol, biodiesel, biogás e outros podem afetar positivamente no valor dos combustíveis fósseis.
Leia ainda outras notícias do dia de hoje:
Alternativas:
Com a mudança de impostos e incentivos fiscais, é possível reduzir o custo do etanol, do biodiesel e de outros biocombustíveis. Dessa forma, o preço desses combustíveis também recairá sobre o consumidor final, o que pode reduzir bastante o consumo de fósseis e trocar os biocombustíveis. O Brasil pode reduzir ou zerar suas importações de diesel e gasolina, reduzindo o preço desses combustíveis.
Miguel Novato, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em texto publicado em seu LinkedIn, apresentou algumas formas. Veja quais são elas:
- Lula revela planos ambiciosos para 2025: governo foca em economia e segurança para transformar o Brasil
- Mais de 3 mil operações, 33,5 quilos de ouro confiscados e R$ 245 milhões de prejuízo ao garimpo ilegal marcam a maior ofensiva já registrada na Terra Indígena Yanomami
- China compra mais ouro do que todos os países do mundo e já acumula 2.264 toneladas nos cofres
- Urânio? Que nada! China está de olho em jazida monumental de terras raras em mina do Amazonas!
- a) Zerar o imposto do CBIO;
- b) Zerar imposto de biocombustíveis;
- c) Autorizar o Reidi pro Biogás;
- d) Criar linha de crédito pra biocombustíveis com fundo garantidor do fundo clima;
- e) Regulamentar o biogás em substituição ao GLP e reduzir os impostos dos caminhões e tratores a biogás);
- f) Zerar o ICMS pra biocombustíveis por 3 meses;
- g) Regulamentar a venda direta, e do B100.
Os biocombustíveis são uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.
Percebe-se que grande parte das propostas de incentivo aos biocombustíveis para redução de preços podem ser feitas sem complexidade e, portanto, têm impacto direto no mercado de combustíveis.