Biocombustíveis: alternativa para os aumentos dos preços da gasolina e diesel

Biocombustíveis, gasolina, diesel Biocombustíveis

Com consecutivos aumentos nos preços da gasolina e diesel, os biocombustíveis se tornam uma forma para redução dos valores dos combustíveis fósseis

Os biocombustíveis, fonte no qual todo material utilizado para geração de energia é a partir de biomassa orgânica, podem se tornar uma alternativa para reduzir os preços da gasolina e do diesel, que consecutivamente vem sofrendo reajustes. Nesse sentido, tomar medidas simples no ramo etanol, biodiesel, biogás e outros podem afetar positivamente no valor dos combustíveis fósseis.

Leia ainda outras notícias do dia de hoje:

Alternativas:

Com a mudança de impostos e incentivos fiscais, é possível reduzir o custo do etanol, do biodiesel e de outros biocombustíveis. Dessa forma, o preço desses combustíveis também recairá sobre o consumidor final, o que pode reduzir bastante o consumo de fósseis e trocar os biocombustíveis. O Brasil pode reduzir ou zerar suas importações de diesel e gasolina, reduzindo o preço desses combustíveis.

Miguel Novato, diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em texto publicado em seu LinkedIn, apresentou algumas formas. Veja quais são elas:

  • a) Zerar o imposto do CBIO;
  • b) Zerar imposto de biocombustíveis;
  • c) Autorizar o Reidi pro Biogás;
  • d) Criar linha de crédito pra biocombustíveis com fundo garantidor do fundo clima;
  • e) Regulamentar o biogás em substituição ao GLP e reduzir os impostos dos caminhões e tratores a biogás);
  • f) Zerar o ICMS pra biocombustíveis por 3 meses;
  • g) Regulamentar a venda direta, e do B100.

Os biocombustíveis são uma fonte renovável de energia que é utilizada por meio da queima da biomassa ou de seus derivados, tais como o etanol (álcool para combustível), o biodiesel, o biogás, o óleo vegetal e outros.

Percebe-se que grande parte das propostas de incentivo aos biocombustíveis para redução de preços podem ser feitas sem complexidade e, portanto, têm impacto direto no mercado de combustíveis.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos