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Bahia avança no desenvolvimento da Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco, integrando a ferrovia de 1.500 km

26 de março de 2024 às 18:19
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Bahia inaugura elo de desenvolvimento com Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco, integrando a ferrovia de 1.500 km
Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco Foto: Divulgação/Construction Time

Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco, um marco de 2,9 km na Bahia, promete revolucionar o transporte e economia regionais, integrando a Ferrovia de Integração Oeste-Leste de 1.500 km e fortalecendo as conexões nacionais.

Na pitoresca paisagem do Nordeste, a Bahia se destaca com a recente inauguração da Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco, uma estrutura com 82 pilares e quase três quilômetros de extensão, unindo Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Este marco não apenas simboliza a união de duas localidades com riquezas naturais e culturais distintas, mas também é um trecho crucial da ambiciosa Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que percorre mais de 1.500 quilômetros.

Concebida para fortalecer o transporte e o desenvolvimento econômico, a FIOL conecta o interior baiano aos portos no Atlântico, atravessando territórios até o Tocantins, onde se prevê a integração com a Ferrovia Norte-Sul, potencializando o comércio nacional. A construção da ponte, iniciada em 2015, enfrentou desafios técnicos e ambientais, superados por métodos inovadores como o balanço sucessivo, técnica nacionalmente desenvolvida na década de 1930.

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Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco é significativo para a região

Além de ser uma façanha da engenharia, a ponte representa um avanço significativo na infraestrutura da região, prometendo impulsionar o turismo e a economia local. A obra, que custou R$ 135 milhões, ilustra a capacidade de execução de grandes projetos no Brasil, com um impacto positivo previsto em termos de redução de custos logísticos e emissões de CO2. Assim, a Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco é mais que uma construção; é uma ponte para o futuro, simbolizando progresso e união no coração do Nordeste brasileiro.

A Ponte Ferroviária sobre o Rio São Francisco, situada estrategicamente entre Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, não só conecta duas cidades com heranças culturais e naturais singulares, mas também se insere num projeto maior de infraestrutura que visa melhorar a logística e a economia do Nordeste brasileiro. Este projeto, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), estende-se por 1.526 km, atravessando vastas áreas de terras férteis e serras, e desempenha um papel crucial no transporte de cargas pesadas, incluindo grãos, minérios e produtos industriais, para os portos da costa atlântica.

A construção da ponte, que começou em 2015, destacou-se pela utilização de técnicas de engenharia avançadas, como o método de balanço sucessivo, que permite a construção de grandes vãos sem suporte temporário, reduzindo custos e tempo de execução. A obra superou diversos desafios, incluindo aspectos geográficos e ambientais, graças a uma engenharia inovadora que incorporou métodos como a hélice contínua e o tubulão de ar comprimido para estabelecer fundações sólidas.

Ferrovia de Integração Oeste-Leste 

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), uma das mais aguardadas obras de infraestrutura no Brasil, se estende por aproximadamente 1.527 km, conectando Ilhéus, no litoral da Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins. Essa ferrovia é projetada para ser uma via crucial na rede de transportes do país, melhorando o acesso aos portos e mercados para as regiões produtoras do interior.

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), uma das mais aguardadas obras de infraestrutura no Brasil, se estende por aproximadamente 1.527 km, conectando Ilhéus, no litoral da Bahia, a Figueirópolis, no Tocantins. Essa ferrovia é projetada para ser uma via crucial na rede de transportes do país, melhorando o acesso aos portos e mercados para as regiões produtoras do interior.

O projeto FIOL é uma iniciativa significativa, com investimentos robustos que refletem sua importância estratégica. A construção está dividida em várias etapas, sendo o trecho de Ilhéus a Caetité (FIOL 1) um dos mais avançados. O custo total estimado para este trecho é de cerca de R$ 8,9 bilhões, que cobre as duas primeiras fases da FIOL. A empresa Bahia Mineração S.A. (Bamin), sob o guarda-chuva do Eurasian Resources Group, ganhou o leilão para o trecho FIOL 1, comprometendo-se a investir aproximadamente R$ 3,3 bilhões para concluir as obras, dos quais R$ 1,6 bilhões são destinados especificamente para finalizar o FIOL 1.

A construção está a cargo de várias empresas de renome na área de infraestrutura, incluindo a Crec-10 e a Tiisa, que trazem experiência e expertise técnica para o projeto. A FIOL serve a múltiplos propósitos, não apenas melhorando a logística de transporte e facilitando o escoamento de produtos como minério de ferro e commodities agrícolas, mas também estimulando o desenvolvimento econômico. Espera-se que a ferrovia traga uma redução significativa nos custos de transporte, o que por sua vez pode promover uma distribuição de renda mais equitativa e fomentar o crescimento em várias regiões do Brasil.

Além dos benefícios econômicos, a FIOL tem um papel importante na sustentabilidade ambiental e social, pois prevê-se que contribuirá para a diminuição das emissões de CO2, reduzindo a dependência do transporte rodoviário, que é mais poluente. Essa transição para um meio de transporte mais eficiente e menos poluente é vital para o desenvolvimento sustentável da região e do país, alinhando-se às metas de desenvolvimento sustentável e aos esforços de redução de impactos ambientais negativos.

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