ArcelorMittal, Vale, Suzano e muitas outras grandes empresas prometem gerar mais de 30 mil vagas de emprego no ES, segundo especialistas do Consurt, Findes e Sinduscon

Vale assinou R$ 650 milhões em contratos para obras de controle ambiental: 2.900 trabalharão no pico das obras (Foto: Mosaico Imagem/ Vale)

Observando o aumento da vacinação, que está impulsionando economicamente todos os setores, empresas como ArcelorMittal, Vale, Suzano podem gerar 30 mil vagas de emprego no ES de acordo com especialistas da Findes, Consurt e Sinduscon

O setor de petróleo e gás do ES já sente os impactos positivos da retomada econômica causada pelo avanço da vacinação. Outras áreas industriais também já estão otimistas, e segundo especialistas da Findes, Sinduscon e Consurt serão abertas mais de 30 mil vagas de emprego pela ArcelorMittal, Vale, Suzano e muitas outras empresas entre este ano e 2022.

Leia também

30 mil vagas de emprego em vários setores do ES

Pequenos negócios respondem por 72% dos empregos gerados no país

De acordo com o presidente do Conselho Temático de Relações do Trabalho (Consurt) da Federação das Indústrias do Estado (Findes), Fernando Otávio Campos, além do setor elétrico e de petróleo, grande parte das vagas de emprego serão voltadas para os setores de tecnologia e exportação. Para este ano, a estimativa é que ainda sejam geradas 10 mil vagas de emprego, e para o próximo ano que outras 20 mil sejam disponibilizadas.

O diretor da Findes ressaltou que as vagas do ES já estão em processo de contratação e muitas ainda estão disponíveis. Grandes empresas como ArcelorMittal, Vale e Suzano estão investindo com boas perspectivas no mercado. Outro setor que está com boas expectativas no ES de vagas de emprego é o de construção civil. Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no ES (Sinduscon), Paulo Baraona, os empresários estão empolgados para realizarem novos lançamentos imobiliários.

O presidente afirmou também que há bons investimentos no setor industrial, como da ArcelorMittal, Vale, Suzano e outras empresas, além de obras públicas do governo do ES.

Vale promete ofertar mais de 2,9 mil vagas de emprego até o final de 2021

Uma das empresas citadas pelos especialistas da Findes, Consurt e Sinduscon, a Vale, informou que assinou um contrato de R$ 650 milhões para viabilizar obras de controle ambiental, estimando que sejam geradas 2,9 mil oportunidades nas obras durante ainda este ano.

As vagas oferecidas pelas empresas que ficarão responsáveis pelas obras no ES são para vários cargos como oficial polivalente, carpinteiro, armador, encarregado, mestre de obras, mecânico, eletricista, soldador, encanador industrial e montador de andaime. Os interessados podem verificar as oportunidades a disposição no site da empresa.

Ausência de mão de obra qualificada e matéria-prima preocupam empresas

Apesar da ArcelorMittal, Vale, Suzano e outras empresas estarem animadas, ainda há motivos para se preocupar com a falta de insumos e mão de obra. De acordo com a Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), José Carlos Bergamin, a falta de insumos pode ocasionar no aumento de preços para os consumidores.

A dificuldade não será no consumo, pois haverá uma grande demanda, mas a questão da escassez de matéria-prima é de preocupar e os itens que não podem mudar sua estrutura podem sofrer com o aumento de preços.

Outro fator ressaltado pelo diretor da Findes, é a falta de mão de obra qualificada. Otávio Campos afirmou que muitas vagas que já estão abertas, não são preenchidas de forma fácil. O estado necessita de pessoas que entendam de equipamentos, português correto e que estejam capacitados. Essas vagas de emprego poderiam ser preenchidas de forma mais rápida caso as empresas pudessem investir na capacitação de seus funcionários.  

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe