Após reunião com Ministro brasileiro, dono da Tesla, Elon Musk pensa em suprir demanda de semicondutores e Brasil pode receber fábrica

Valdemar Medeiros
por
-
22-11-2021 11:36:17
em Economia, Negócios e Política
Elon Musk - Tesla - fábrica - Brasil - semicondutores - ministro brasileiro Elon Musk se reúne com ministro brasileiro, que quer trazer a Starlink para a Amazônia (Imagem: Reprodução de vídeo/ Olhar Digital)

A crise de semicondutores tem sido tão grande, que até mesmo o CEO da Tesla, Elon Musk, se sente na obrigação de construir uma fábrica somente para o componente para que suas atividades não sejam prejudicadas. Um dos possíveis países a receber o empreendimento é o Brasil

A crise de chips e semicondutores tem gerado dores de cabeça a vários empresários do mundo todo, de tal forma que nem mesmo o multibilionário, Elon Musk, CEO da Tesla, tem escapado desse empasse. Feitos de germânio ou silício, o uso dos semicondutores em fábricas é essencial por contarem com condutividade elétrica suficiente entre isolantes e condutores, algo fundamental para o funcionamento de computadores, automóveis, telefones e celulares, por exemplo. Com a pandemia, ocorreu um descompasso entre a produção e a demanda cada vez maior para esses insumos, o que afetou empresas, como a Tesla, e economias de todas as partes.

Leia também

Brasil pode receber fábrica de semicondutores de Elon Musk

Ministro Fábio Faria encontra Elon Musk – créditos: Reprodução/Youtube

Em um encontro com Fábio Faria, ministro das Comunicações, na última segunda-feira (15), Elon Musk afirmou que, para escapar da crise de microchips, que está ocorrendo no mundo, pode não haver outra escolha além de investir em uma fábrica de semicondutores.

O Brasil, seria um dos países mais prováveis para receber o aporte do CEO da Tesla. O assunto veio após Faria propor a construção de uma fábrica da Tesla no país e mencionar que também planeja transformar o Brasil em um país importante na produção de semicondutores novamente, algo que acontecia até os anos 80.

O encontro em questão da foto de destaque, na verdade, seria para negociações sobre a instalações de satélites da Starlink, que também tem Elon Musk como seu CEO, para monitorar o desmatamento na Amazônia e conectar escolas localizadas em áreas remotas com internet super atualizada.

Carro elétrico da Tesla tem sua produção paralisada por falta de semicondutores

De acordo com Faria, o CEO da Tesla foi convidado para construir uma fábrica de semicondutores no Brasil, mas Elon Musk afirmou que não fazia parte do core business realizar investimentos em uma fábrica de semicondutores, pois investe apenas em tecnologias não existentes, mas reconheceu a necessidade do produto para todas as atividades de suas unidades.

Como é o caso dos carros elétricos da Tesla, que necessitam de 10 mil peças, por exemplo. No início do ano, a falta de chips fez com que a produção do Tesla Model 3 ficasse paralisada na fábrica da empresa de Elon Musk em Fremont, na Califórnia.

Como resposta, Elon Musk afirmou ao ministro que está em seus planos a construção de uma fábrica de semicondutores. Faria afirmou que Musk pretende esperar um ano para analisar como essa questão da crise se desenvolverá no mundo e pode pensar em abrir uma fábrica depois disso.

Fábrica de Elon Musk poderá ser instalada no Nordeste do país

Aos olhos do Ministro, uma possibilidade seria construir a fábrica de semicondutores no Nordeste. A região nordestina foi chamada de a “Califórnia Brasileira” por Faria, que afirma que o Nordeste tem tudo o que precisa para se tornar um hub de inovação e que pode ser um player importante para vender para toda a América Latina.

Também de acordo com palavras de Faria, São Paulo é como Nova York e o Nordeste é a Califórnia. Outra missão do Ministro é convencer a Samsung a produzir semicondutores no país.

OBS: O conteúdo base desta matéria foi escrita inspirada no conteúdo orginalmente, publicado do portal VEJA Por Felipe Mendes, Carlos Valim.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe