Multinacional portuguesa Galp aposta na energia solar do Brasil e compra projetos na Bahia e no Rio Grande do Norte

Flavia Marinho
por
-
20-10-2021 09:14:40
em Energia Renovável, Energia Solar
Galp - energia - renovável - solar - refinaria - brasil - bahia - rio Refinaria Galp / Imagem Google

Petrolífera Galp, liderada por Andy Brown, entra no mercado da energia solar do Brasil com a dupla aquisição e amplia sua capacidade de produção de energia renovável para 4,7 gigawatts (GW)

A petrolífera portuguesa Galp, liderada por Andy Brown, fechou um contrato de aquisição e desenvolvimento de projetos solares no Brasil com capacidade total de 594 megawatt-pico (MWp). Com isso, a multinacional cumpriu seu plano de expandir sua capacidade de geração de energias renováveis e de transformar o seu perfil de negócio, além de reduzir a pegada de carbono.

Leia também

Os projetos deverão iniciar a operação comercial até 2025, e permitirão aumentar a capacidade total a 100%, de produção de energia renovável para 4,7 GW (gigawatt). Essa conta inclui o conjunto de ativos em Portugal, Espanha e no Brasil.

O investimento feito nestas transações não foi revelado. O plano estratégico da Galp prevê que a empresa tenha mais de 4 GW de energia renovável em operação até 2025 e 12 GW até 2030.

“Com estas transações, a Galp ganha acesso a ativos de elevada qualidade num país onde a empresa está presente há mais de 20 anos e que se encontra entre os dez principais países no mundo com maior procura de energia e com a ambição de duplicar a sua capacidade instalada atual de geração de solar e eólica para 40 GW em 2030”, afirmou a Galp.

A empresa diz ainda que a aquisição faz parte da sua estratégia de se tornar mais competitiva na geração renovável e avançar na transição energética. A compra está alinhada às “orientações de alocação de capital e planos de diversificação geográfica apresentados em junho no ¨Capital Markets Day¨, acrescenta.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe