Início Mudanças climáticas: Empresa pretende ajudar o meio ambiente com instalação que promete remover carbono da atmosfera

Mudanças climáticas: Empresa pretende ajudar o meio ambiente com instalação que promete remover carbono da atmosfera

30 de junho de 2021 às 23:00
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Mudanças climáticas meio ambiente carbono
Foto: Carbon Engineering

Empresa promete ajudar a frear mudanças climáticas com instalação que irá capturar carbono da atmosfera

Para combater as mudanças climáticas, empresas do mundo todo estão buscando alternativas que auxiliem o meio ambiente a frear as mudanças climáticas. Hoje, grandes empresários bilionários, como Bill Gates e Elon Musk, estão investindo em novas tecnologias para reduzir as emissões de carbono. 

Hoje, o mundo está se movimentando para criar e incentivar o desenvolvimento de tecnologias que prometem remover dióxido de carbono da atmosfera. Uma estação será aberta na Escócia, onde deve remover cerca de 1 milhão de toneladas da atmosfera anualmente. 

A Instalação de captura direta de ar, o DAC, vai ser construída pela United Storegga Geotechnologies, do Reino Unido. A construção tem uma colaboração com a Carbon Engineering, empresa canadense especialista em captura de carbono. 

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

A instalação na Escócia vai ser a maior do mundo no setor, tendo a capacidade de extrair o equivalente a 1 milhão de toneladas de CO2 do ar, equivalente a 40 milhões de árvores em um ano. A expectativa é que o projeto esteja em pleno funcionamento em 2026.  

Como funciona a instalação que ajudará o meio ambiente 

A instalação funcionará com grandes ventiladores que irão puxar o ar que irá para um tanque cheio de líquido, para reter o dióxido de carbono. Depois disso, o carbono capturado será transformado em pelotas de carbonato de cálcio. As pelotas então são aquecidas e se decompõem em fluxo de CO2 ao lado do dióxido de cálcio. 

A nova instalação de captura de carbono é mais uma ação que visa reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera. A UCS, União de Cientistas Preocupados, destaca que “para alcançar as emissões líquidas zero, é necessário fazer mais do que reduzir as emissões: é necessário remover o dióxido de carbono da atmosfera”. 

O projeto incentivado por Bill Gates visa extrair o carbono da atmosfera e transformá-lo em rochas. Já outro projeto apoiado pela Universidade da Califórnia usa uma espécie de concha para extrair CO2 do oceano.  

Relacionados
Mais recentes