40 000 litros de óleo diesel derramados afetam ecossistema no sul do Chile

pagagõnia vazamento petroleo

Neste final de semana, um derramamento de certa de 40 mil litros óleo diesel aconteceu no sul do Chile, em uma pequena ilha chamada Guarelo, na Patagônia.

O derramamento aconteceu em um terminal da ilha Guarelo, na Patagônia, durante uma operação da mineradora CAP, que faz parte de um dos maiores grupos de mineração do Chile.  Após receber o chamado de emergência, feito pela própria empresa,  a marinha Chilena se mobilizou para amenizar e controlar os danos causados pelo vazamento.

Foram enviados prontamente várias unidades para controlar a área atingida e minimizar os danos. Uma das embarcações enviadas foi a ”Elicura” e o barco patrulha ”Marinero Fuentealba”.

Até neste domingo, 28 de julho de 2019, certa de 15 000 mil litros de água da área contaminada já haviam sido contidos, segundo a Marinha.

A CAP emitiu uma nota, informando que irá colaborar com toda a investigação e que além das medidas de controle e monitoramento padrão que já são feitas,  iniciou “um processo de monitorização permanente na área”.

Ainda não se sabe os motivos ou causas do derrame, com isso, autoridades locais, abriram uma investigação para apurar o ocorrido e verificar quais foram as causas e os responsáveis por esse derramamento.

O local onde o derramamento aconteceu abriga um grande e diversificado ecossistema com flora de espécies raras e em situação de extinção, essa região é uma das áreas de águas mais claras do planeta e estima-se que o ecossistema marinho será afetado gravemente por esse derramamento.

A Greenpeace do Chile, enviou nota onde alerta dizendo que o incidente pode ter afetado o ecossistema de maneira devastadora e irrecuperável.

Notícias e Vagas do seu interesse

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Click Petróleo e Gás.

Avatar

Sobre Chayany Moraes

Profissional técnica formada em Logística de Transporte com enfase no setor portuário, experiente no setor logístico no nicho de armazenamento.