China perfura poço de petróleo mais profundo da Ásia

Poço de petróleo Luntan One, com uma profundidade atual de 8.882 metros, bateu o recorde estabelecido pela Sinopec em 2019.

A PetroChina Company, maior produtora de petróleo e gás da China, anunciou nesta quinta-feira, 25, que concluiu a perfuração do poço em terra mais profundo da Ásia (na bacia do Tarim, a maior área petrolífera chinesa). Nomeado de Lutan e com exatamente 8.882 metros, o poço bateu recorde de profundidade anterior de 8.588 metros estabelecido pela empresa Sinopec.

O poço Luntan One, com uma profundidade atual de 8.882 metros, bateu o recorde anterior de 8.588 metros estabelecido pela Sinopec em fevereiro de 2019, segundo a Companhia do Campo Petrolífero de Tarim da PetroChina.

“Basicamente, perfuramos o monte Everest, mas debaixo da Terra”, destacou Qiu Bin, o responsável da divisão de exploração. O Everest é a montanha mais alta do planeta, com 8.848 metros, localizada na cordilheira do Himalaia.

A companhia destacou que o poço demonstra que sua tecnologia de perfuração de poços ultraprofundos atingiu níveis mundialmente avançados.

Cai Zhenzhong, chefe do departamento de exploração de recursos da companhia, disse que a empresa começou a perfurar o poço em junho do ano passado e superou as dificuldades causadas pelas condições de ultra-alta temperatura e ultra-alta pressão.

A bacia de Tarim é a maior bacia petrolífera da China e uma das regiões mais difíceis de explorar devido a seu ambiente terrestre severo e condições subterrâneas complicadas.

Sobre a PetroChina

A PetroChina é a maior empresa petrolífera da China e a maior do mundo em valor de mercado, é uma subsidiária da China National Petroleum Corporation, uma das três grandes companhias petrolíferas semiestatais chinesas

A PetroChina avança no mercado brasileiro de combustíveis. Donos de 30% da distribuidora TTWorks, os chineses estariam negociando a compra do controle da empresa, pertencente ao grupo pernambucano Total.

Notícias e Vagas do seu interesse

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Click Petróleo e Gás.

Avatar

Sobre Flavia Marinho

Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.