WEG vai equipar a maior plataforma de petróleo e gás do Brasil com 140 motores elétricos

Flavia Marinho
por
-
17-05-2021 19:05:45
em Petróleo, Óleo e Gás
WEG - MOTOR - MODEC - EQUINOR - FPSO - PLATAFORMA - PRÉ-SAL - PETRÓLEO MOTORES WEG / Fonte: Reprodução – Google

A maior plataforma FPSO do Brasil — fabricada pela Modec para Equinor, destinada ao pré-sal da Bacia de Santos, terá 140 motores elétricos da WEG

Cerca de 40 motores elétricos de média tensão, com potências chegando até 13.400 kW, mais 100 motores elétricos de baixa tensão e cinco inversores de frequência de média tensão (três destes com potência nominal de 11.723 kW), serão fornecidos pela multinacional WEG para equipar a maior plataforma de petróleo e gás do Brasil!

Leia também

WEG já está fabricando os equipamentos em sua fábrica localizada em Jaraguá do Sul (SC). Os motores elétricos e os inversores serão fornecidos através de clientes fabricantes de compressores e bombas da Europa e da Ásia, e atuarão no acionamento destes equipamentos no campo de Bacalhau, no pré-sal da Bacia de Santos.

A nova plataforma FPSO da Equinor fabricada pela japonesa Modec, destinada ao pré-sal da Bacia de Santos, tem sua primeira produção programada entre 2023/2024, e promete produzir até 220 mil barris de petróleo por dia e 15 milhões de m³/dia de gás natural.

Na última década, a WEG se consolidou como o maior fornecedor mundial de motores elétricos para plataformas de petróleo e gás do tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), principalmente pela elevada tecnologia empregada nos produtos e a alta confiabilidade de operação.

“Para projetos como este, cujo destino final é o Brasil, nossos clientes contam ainda com a maior estrutura de serviços local com técnicos amplamente treinados e habilitados para prestar suporte imediato em qualquer necessidade do cliente”, explica Elder Stringari, Diretor Corporativo Internacional da WEG.

Equinor contrata com a Modec a maior plataforma para produção de petróleo e gás do Brasil

No dia 30 de janeiro, a norueguesa Equinor oficializou a contratação da Modec para fornecer o navio-plataforma, do tipo FPSO, que será utilizado para a produção de petróleo e gás no campo de Bacalhau, antiga área de Carcará, no pré-sal da Bacia de Santos.

A japonesa será responsável pelo projeto e construção do FPSO, incluindo contratação dos módulos do topside, bem como sistemas marítimos e de casco. A plataforma será o maior FPSO já entregue no Brasil.

A Equinor anunciou também que contratou, com o consórcio Subsea Integration Alliance, formado por Subsea7 e OneSubsea, o pacote de SURF (Subsea, Umbilical, Risers and Flowlines), equipamentos que são instalados no leito marinho.

“Bacalhau é um ativo de classe mundial no pré-sal brasileiro. O Brasil é uma área central de crescimento para a Equinor e a empresa tem a ambição de produzir de 300 a 500 mil barris por dia no Brasil até 2030. Bacalhau será um importante colaborador para alcançar esse objetivo ”, diz Margareth Øvrum, vice-presidente executiva de Desenvolvimento e Produção da Equinor Brasil.

Uma segunda plataforma, que pode representar um segunda fase de desenvolvimento de Carcará, ainda está em estudo pelo consórcio liderado pela Equinor.

WEG abre inscrições em seu processo seletivo para Jovem Aprendiz 2021 em Jaraguá do Sul – SC

Procura o primeiro emprego mas não tem experiência? O centro de treinamento da WEG abriu diversas vagas em seu programa Jovem Aprendiz 2021 para jovens nascidos entre os anos de 2003 e 2004 em Jaraguá do Sul – SC.

Requisitos: ter nascido entre os dias 1 e 31 de julho de 2003, 2004 ou 2005 e estar cursando ou concluído o ensino médio. Nascidos em qualquer mês entre os anos de 2003 a 2005 também podem realizar suas inscrições nos cursos de usinagem, montagem eletromecânica, eletrotécnica, eletrônica de manutenção, mecânica de manutenção, mecânica de ferramentaria e programação de sistemas de informação.

Realize sua inscrição na escolinha WEG até o dia 19 de maio. As vagas para jovem aprendiz da WEG estão disponíveis tanto para jovens do sexo masculino quanto feminino. Qualquer dúvida ligue: 47 3276-4912 ou 47 3276-4963. Ou CLIQUE AQUI E SE INSCREVA AGORA!

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.