1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Tesla anuncia protótipo que promete aumentar a autonomia dos carros elétricos através da energia solar
Tempo de leitura 3 min de leitura

Tesla anuncia protótipo que promete aumentar a autonomia dos carros elétricos através da energia solar

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/07/2022 às 13:31
Tesla - carros elétricos - autonomia - Elon Musk
Carretinha da Tesla tem painéis solares e serviço de internet via satélite – Reprodução/Twitter
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A Tesla, empresa do multibilionário Elon Musk, está desenvolvendo um protótipo que promete expandir a autonomia dos carros elétricos por meio da energia solar.

O mercado de carros elétricos chegou a um ponto em que já se fala sobre carros movidos a energia solar que podem percorrer por meses sem nenhuma recarga ou carros com abastecimento por indução que, na teoria, poderiam ter autonomia infinita. Mas, enquanto equipar painéis de energia solar em carros elétricos ainda não é algo tão acessível, a Tesla apresentou um novo protótipo para expandir a autonomia de seus modelos.

Tesla desenvolve trailer que gera energia solar

Trata-se de um trailer equipado com painéis solares que prometem ampliar a autonomia dos carros elétricos. Não apenas isso, o protótipo também possui internet via satélite da Starlink, o serviço de conexão rápida nas empresas de Elon Musk. O produto foi revelado durante uma exposição de tecnologia que foi realizada na Alemanha, onde foi fotografado por um perfil de entusiastas da Tesla em uma rede social.

Apesar de nenhum detalhe ter sido revelado, além do fato do protótipo ter capacidade de armazenamento interno, o trailer seria um bom complemento para a vida dos amantes de aventuras, tendo em vista que forneceria energia para carregar carros elétricos ou outras tecnologias importantes, enquanto fornece internet ao usuário.

Starlink em carros elétricos

O serviço da Starlink, de Elon Musk, foi aprovado recentemente para carros nos EUA, assim como navios comerciais e companhias aéreas. É importante ressaltar que não é a primeira vez que a Tesla se envolve com a tecnologia de energia solar.

Durante o desenvolvimento do Tesla Model 3, o executivo da empresa propôs aos engenheiros a instalação de painéis solares para que a autonomia dos carros elétricos fosse ampliada. Entretanto, a ideia foi descartada pelos altos custos e retomada com a Cybertruck.

A versão final da picape ainda não foi revelada, sendo assim, ainda não é possível afirmar se a tecnologia será instalada ou deixada de lado novamente. Entretanto, Elon Musk ainda não desistiu de utilizar a energia solar a favor de seus carros elétricos, como mostra o protótipo.

Tesla se aprofunda no mercado de energia solar 

Além de energia solar para carros elétricos, a nova telha solar da Tesla pode revolucionar o mercado, devido ao seu preço muito baixo e pode ser comparado com telhas comuns, com uma duração de três décadas.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Tesla com a Solar City, uma produtora de painéis de energia solar. A produção da telha deveria ter começado em 2018, entretanto teve que ser adiada para que as metas de qualidade fossem cumpridas.

O valor da telha de energia solar foi anunciado por meio de uma publicação na rede social, onde a Tesla já havia começado a fase de pedidos. Embora tenha atrasado, se levar em conta o material e a mão de obra para a instalação e remoção das telhas comuns,o custo total da telha ficaria por cerca de US$ 42 por pé quadrado, o equivalente a 0,09 m².

Indiano desenvolve carro movido a energia solar

Um inventor indiano ganhou destaque por desenvolver um veículo movido a energia solar. De acordo com informações, o carro elétrico do “Elon Musk Indiano” foi construído em cerca de 11 anos.

O desenvolvedor do projeto se chama Bilal Ahmed, professor de matemática em Srinagar, Caxemira, Índia. O projeto veio da ideia de desenvolver um carro de luxo sustentável que, ao mesmo tempo, fosse popular.

Desta forma, a invenção é perfeita para os dias atuais, onde os preços dos combustíveis são muito altos e a mobilidade elétrica está mudando para um cenário mais sustentável.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos