Início Após visita ao Brasil, Elon Musk dono da Tesla e SpaceX, anuncia lançamento da rede Starlink para conectar mais de 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia

Após visita ao Brasil, Elon Musk dono da Tesla e SpaceX, anuncia lançamento da rede Starlink para conectar mais de 19 mil escolas em áreas rurais e monitorar a Amazônia

20 de maio de 2022 às 19:18
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Elon Musk - Tesla - SpaceX - Starlink - Bolsonaro - Amazônia
Elon Musk anuncia lançamento do Starlink para conectar 19 mil escolas e monitoramento da Amazônia – Foto: Reprodução/ Twitter

Considerado o homem mais rico do mundo pela Forbes, o bilionário Elon Musk esteve presente no Brasil nesta sexta-feira (20), para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro, em Porto Feliz, município do interior de São Paulo. O encontro entre o dono da Starlink, Tesla, SpaceX e outra empresas tem como foco a conectividade e o meio-ambiente, envolvendo principalmente a região da Amazônia, de acordo com o que foi informado oficialmente pelo Governo Federal. Uma das intenções de Elon Musk é realizar investimentos em satélites para internet 5G, no estado. Para isso, o bilionário deve utilizar a Starlink, empresa que é uma extensão da SpaceX, que disponibiliza internet a parte de um sistema de satélites em baixa órbita.

Entenda como funciona os satélites da Starlink

Em prática, os investimentos que serão feitos na Amazônia se tratam de uma constelação de 4 mil satélites em órbita terrestre que estão a uma distância de aproximadamente 500 km de altitude, o que é bastante próximo à terra, tendo em vista que grande parte dos satélites comuns ficam a uma distância de 35 mil km da Terra.

Artigos recomendados

De acordo com a Starlink, empresa de Elon Musk, o envio e o recebimento de dados são mais velozes que o sistema de fibra óptica e os satélites prometem disponibilizar uma internet ultrarrápida. Caso o acordo com o Governo Federal e o dono da Tesla saia do papel, o intuito é inserir a rede em 19 mil escolas do ambiente rural e fazer o mapeamento ambiental da Amazônia.

Elon Musk se encontra com o Presidente da República – Jair Bolsonaro

Elon Musk anuncia Starlink no Brasil após reunião com Bolsonaro – Reprodução/Youtube

O dono da Tesla se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e outros membros do governo no Hotel Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, no interior de São Paulo. De acordo com informações.

No encontro com o empresário bilionário, o Presidente da República, Jair Bolsonaro, fez elogios a Musk  e afirmou que o mais importante é sua presença, que é algo imaterial. Segundo Bolsonaro, hoje em dia, seria possível chamá-lo de mito da liberdade.

“O exemplo que nos deu, há poucas semanas, quando anunciou a compra do Twitter, para nós aqui foi como um sopro de esperança” afirma Bolsonaro. Vale destacar que no começo do ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu permissão à Starlink para fazer seus investimentos na operação comercial dos satélites no país. No site da empresa já há uma versão em português, onde já é possível solicitar o equipamento. O site também informa que os pedidos serão atendidos por ordem de chegada.

Informações sobre a negociação de Elon Musk para a instalação dos satélites no Brasil

Há algum tempo, os olhos de Elon Musk estão voltados para o Brasil, principalmente, para investimentos na Amazônia. Em novembro do último ano, o dono da Starlink e Tesla se reuniu com Fábio Faria, Ministro das Comunicações, para tratar sobre a possibilidade de operar a sua empresa de satélites no Brasil.

O diálogo entre os dois foi o primeiro passo para a negociação que está acontecendo agora e que teve como um dos resultados a visita do bilionário ao Brasil nesta sexta-feira (20).

Em março, representantes da SpaceX enviaram à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) do estado do Amazonas, uma carta de interesse. Na época, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) agradeceu e afirmou que estava tudo certo para o avanço das tratativas com a empresa de Elon Musk. Segundo a Sedecti, estas tratativas já estão em andamento e em breve, novos investimentos virão. 

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes