MENU
Menu
Início Presidente do Bndes quer gás natural como combustíveis nos caminhões

Presidente do Bndes quer gás natural como combustíveis nos caminhões

17 de abril de 2019 às 10:56
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
gás natural como combustível
O novo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Joaquim Levy, fala após recebe o cargo de seu antecessor, Dyogo Oliveira, em cerimônia realizada na sede da instituição, no Rio.

Sugestão foi dada por Joaquim Levy e visa baratear o custo dos transportes no país, juntamente com a da implantação de um trem de alta velocidade ligando São Paulo a Campinas.

Durante um almoço com empresários o presidente do BNDES Joaquim Levy, sugeriu que o Diesel seja substituído pelo gás natural como combustível dos caminhões.
Segundo o executivo, a medida reduziria o preço dos transportes no país e lembrou que a China já faz uso do gás natural em seus caminhões para o transporte de cargas.

A sugestão de Joaquim Levy vem quase uma semana depois que o presidente Bolsonaro vetou o aumento do Diesel e solicitou um melhor esclarecimento á Petrobras dos cálculos do aumento.
A intervenção do Presidente fez a Petrobras perder R$ 14 bilhões em duas horas devido a uma desvalorização de 5% nas suas ações.

Trem bala

Uma outra sugestão dada pelo presidente do Bndes, se refere a implantação de um “trem bala” que ligasse os aeroportos de Viracopos em Campinas a São Paulo e um trem direto que ligasse Guarulhos e São Paulo.
A ideia é facilitar a movimentação entre os maiores aeroportos de São Paulo e fazer outras obras de infraestrutura, aproveitando o bom momento econômico de juros baixos, disse ele.

Vale a pena lembrar que o projeto do trem vem desde os tempos do governo de Dilma Rousseff de quem foi ministro na época.
Para implantar sua sugestão de usar o gás natural como combustíveis nos caminhões, seria necessário, segundo Levy, a quebra do monopólio de distribuição do gás, hoje controlado pelos estados.

“Se conseguirmos abrir esse mercado, teremos inúmeras oportunidades”, afirmou ressaltando ser necessário uma mudança de legislação no congresso.
O presidente do Bndes seguiu afirmando que o uso do gás natural em termelétricas não é tão eficiente quanto o uso em outras indústrias, como por exemplo na de fertilizantes e no setor químico.

Na reunião de ontem em Brasília, o governo diz que responsabilidade do preço do diesel é da Petrobras e que a mesma é soberana para decidir ! Acesse aqui a matéria completa !

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR