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Shell, gigante global do Petróleo, irá produzir dez vezes mais combustível sustentável de aviação até 2025

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 21/09/2021 às 00:19
Atualizado em 19/08/2022 às 05:06
Shell - Combustível - meio ambiente - carbono - combustível
Foto: Shell

Shell prepara produção de combustível de aviação sustentável, com muito menos emissões de carbono

A Shell, gigante global do petróleo, é mais uma companhia preocupada com as mudanças climáticas e o impacto das suas ações no meio ambiente. Hoje, empresas e governos do mundo todo possuem planos para a redução da emissão de carbono na atmosfera. Pensando nisso, a Shell quer produzir combustível de aviação com baixa emissão de carbono até o ano de 2025. 

A aviação é responsável por 3% de toda emissão de carbono do planeta, contudo, moderniza-la não é nada fácil e nem barata. São poucas tecnologias disponíveis para combustíveis de motores a jato, aumentando o seu custo. Por conta disso, o projeto ambicioso da Shell, gigante global de petróleo, é tão importante. 

A gigante global de Petróleo pretende produzir 2 milhões de toneladas de combustível de aviação até 2025. Esse número representa um aumento de 10 vezes na produção de combustível de aviação hoje. 

Shell - Combustível - meio ambiente - carbono - combustível
Imagem de um caminhão da Shell e um avião no fundo. Foto: Shell

O SAF é produzido através de gorduras naturais, óleo de cozinha e plantas. O produto final tem a capacidade de reduzir em até 80% as emissões de carbono na atmosfera, garante a Shell. 

Atualmente, a Shell fornece apensas o combustível sustentável produzido por outras empresas. A gigante global do petróleo quer produzir um combustível verde com a capacidade de ser misturado com o combustível de aviação comum, sem a necessidade de mudanças nos motores das aeronaves. 

Atualmente, o combustível de aviação sustentável é responsável por apenas 0,1% da demanda global. Jefferies, banco de investimentos, informou que a demanda por combustível de aviação chegou a 330 milhões de toneladas em 2019. 

O combustível de aviação sustentável ainda tem muitas dificuldades para engrenar no mercado internacional. O motivo principal é o alto custo para sua fabricação, custando 8 vezes mais que o combustível de aviação tradicional.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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