ANAC faz visita à usina de biodiesel em Goiás e prospecta produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil

Fábio Lucas
por
-
04-08-2021 08:52:03
em Petróleo, Óleo e Gás
AVIAÇÃO QUEROSENE BIOQUEROSENE COMBUSTÍVEL Foto: ANAC

ANAC visita usina de biodiesel que produzirá bioquerosene de aviação no território nacional

O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) fizeram uma visita à usina de Biodiesel da Granol, na cidade de Anápolis, em Goiás. A visita teve como objetivo conhecer o potencial de produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) em território brasileiro.  

No meio de uma corrida global para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o bioquerosene de aviação BioQAV é visto como uma alternativa de combustível mais amigável ao meio ambiente. 

A visita teve a presença de nomes importantes que compõem a ANAC e o Ministério da Infraestrutura, além de pesquisadores do Ministério de Minas e Energia. A visita faz parte da agenda de sustentabilidade e meio ambiente da ANAC, que visa contribuir para a transição energética, onde o bioquerosene de aviação está incluído. 

Rogério Benevides, diretor da ANAC, tratou de comentar a visita: “Temos a necessidade, como sociedade, de atuarmos responsavelmente na questão ambiental. Dominamos a tecnologia de produção de biocombustíveis em larga escala e possuímos biomassa disponível. Há um grande potencial para uma política setorial no país que viabilize a produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil, gerando novos empregos e trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais”. 

A visita foi proveitosa para a discussão de temas importantes no setor de combustíveis do país, como políticas, infraestrutura e matéria-prima dos biocombustíveis no Brasil. 

AVIAÇÃO QUEROSENE BIOQUEROSENE COMBUSTÍVEL
Foto lateral da Usina de Anápolis, Goiás. Foto: ANAC

Os SAF são uma solução para acelerar a descarbonização de forma eficiente, pois têm potencial de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes de um avião com o tanque cheio”, destacou José Ricardo Botelho, CEO da Alta, Segurança e Operações da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe