Pensando no meio ambiente, projetos da Petrobras buscam produzir petróleo com baixa emissão de carbono

Fábio Lucas
por
-
26-08-2021 15:31:54
em Petróleo, Óleo e Gás
petrobrás gás energia meio ambiente petróleo Rio de Janeiro – Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Petrobrás irá investir em extração de petróleo com baixa emissão de carbono. O meio ambiente será muito beneficiado

Com o mundo todo trabalhando para reduzir as emissões de carbono, o setor de petróleo pode se beneficiar com a geração de novas oportunidades de negócio. A Petrobras acredita que tecnologias de extração de petróleo com baixa emissão de carbono podem ser o principal fator que beneficiará o meio ambiente, aponta uma reportagem da Reuters.

Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, participa de um congresso de petróleo da Offshore Tecnology Conference, onde a Petrobras está em busca de parceiros para o desenvolvimento dos campos de águas profundas. 

Esses campos irão contar com tecnologia de extração de baixo carbono. Essas tecnologias poderão ajudar as petroleiras a atingir as metas de redução de emissão de carbono. O Ministério de Minas e Energia marcou reuniões com ExxonEcopetrol TotalEnergies para discutir o tema, além da possiblidade de novos projetos no Brasil. 

Petrobrás irá investir extração de petróleo com baixa emissão de carbono. O meio ambiente será muito beneficiado
A chegada da plataforma de petróleo, P-67, ancorada na Baía de Guanabara, destinada ao Sistema de Produção do Campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos.

A Petrobras irá investir em empreendimentos projetados para operarem com redução de emissões de carbono, com o uso de plataformas movidas a energia vindas de fontes renováveis. O entendimento é que se essas ações forem colocadas em prática as plataformas conseguirão reduzir em até 20% as emissões de carbono.  

A Petrobras é responsável por mais de dois terços da extração de petróleo no Brasil, com cerca de 2,7 milhões de barris de óleo e gás por dia. A meta da companhia é chegar a 3,3 milhões de barris até o ano de 2025. Em dezembro, o Brasil irá ofertar leilões de concessão para a exploração de óleo e gás nos blocos de Sépia e Atapu, na região da cessão onerosa na Bacia de Santos. 

Mundo todo terá que reduzir as emissões de carbono

Os produtores de petróleo terão ao longo das próximas décadas muito trabalho pela frente na questão ambiental. Eles estão sendo pressionados por entidades, investidores e governos a reduzirem drasticamente as emissões de carbono

O Brasil espera produzir petróleo a um baixo custo, aliado a menores emissões de carbono. O país espera bombear 150 mil barris por dia com apenas quatro poços de alto volume. Se comparado a dados de uma década atrás, uma produção semelhante só aconteceria com a perfuração de 20 poços. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.
fwefwefwefwefwe