Petrobrás irá investir em extração de petróleo com baixa emissão de carbono. O meio ambiente será muito beneficiado
Com o mundo todo trabalhando para reduzir as emissões de carbono, o setor de petróleo pode se beneficiar com a geração de novas oportunidades de negócio. A Petrobras acredita que tecnologias de extração de petróleo com baixa emissão de carbono podem ser o principal fator que beneficiará o meio ambiente, aponta uma reportagem da Reuters.
Fernando Borges, diretor executivo de Exploração e Produção da Petrobras, participa de um congresso de petróleo da Offshore Tecnology Conference, onde a Petrobras está em busca de parceiros para o desenvolvimento dos campos de águas profundas.
Esses campos irão contar com tecnologia de extração de baixo carbono. Essas tecnologias poderão ajudar as petroleiras a atingir as metas de redução de emissão de carbono. O Ministério de Minas e Energia marcou reuniões com Exxon, Ecopetrol e TotalEnergies para discutir o tema, além da possiblidade de novos projetos no Brasil.
- Trabalhe embarcado ou em terra, em Macaé e no Rio de Janeiro: vagas de emprego on e offshore hoje na Wood! Empresa busca profissionais de nível médio, técnico e superior
- Explosão de riqueza no Pré-Sal Brasileiro: R$ 10.320.000.000 aos cofres públicos em 2024!
- Porto do Açú – São João da Barra/RJ: com incríveis 130 km², o porto brasileiro vai receber mais R$ 22 BILHÕES nos próximos 10 anos. 40% da exportação de petróleo sai pelo Açú
- Menos home office e mais presencial na Petrobras! Decisão da estatal causa protesto: trabalhadores merecem trabalhar de casa?
A Petrobras irá investir em empreendimentos projetados para operarem com redução de emissões de carbono, com o uso de plataformas movidas a energia vindas de fontes renováveis. O entendimento é que se essas ações forem colocadas em prática as plataformas conseguirão reduzir em até 20% as emissões de carbono.
A Petrobras é responsável por mais de dois terços da extração de petróleo no Brasil, com cerca de 2,7 milhões de barris de óleo e gás por dia. A meta da companhia é chegar a 3,3 milhões de barris até o ano de 2025. Em dezembro, o Brasil irá ofertar leilões de concessão para a exploração de óleo e gás nos blocos de Sépia e Atapu, na região da cessão onerosa na Bacia de Santos.
Mundo todo terá que reduzir as emissões de carbono
Os produtores de petróleo terão ao longo das próximas décadas muito trabalho pela frente na questão ambiental. Eles estão sendo pressionados por entidades, investidores e governos a reduzirem drasticamente as emissões de carbono.
O Brasil espera produzir petróleo a um baixo custo, aliado a menores emissões de carbono. O país espera bombear 150 mil barris por dia com apenas quatro poços de alto volume. Se comparado a dados de uma década atrás, uma produção semelhante só aconteceria com a perfuração de 20 poços.