1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Sem saída nas grandes metrópoles, empresas de aviação devem optar por Táxis Voadores como opção de deslocamento
Tempo de leitura 3 min de leitura

Sem saída nas grandes metrópoles, empresas de aviação devem optar por Táxis Voadores como opção de deslocamento

Escrito por Geovane Souza
Publicado em 11/12/2022 às 17:50
Sem saída nas grandes metrópoles, empresas de aviação devem optar por Táxis Voadores como opção de deslocamento
O modelo conceitual da Bell de um veículo de táxi aéreo de decolagem e pouso vertical

Os táxis voadores também conhecidos como eVTOLs, pode ser a próxima grande novidade quando se trata de locomoção em grandes cidades

Um dos aspectos mais problemáticos da vida em uma grande cidade é o tráfego gerado pelo grande número de automóveis que transitam nas estradas. Mas esse problema pode estar com os dias contados, já que os táxis voadores podem ser a solução, pelo menos é o que deseja as grandes companhias de aviação.

A indústria aérea dos Estados Unidos, por exemplo, está fazendo pesquisas para saber como seria possível colocar em prática uma modalidade de transporte aéreo capaz de viajar rapidamente entre e entre as cidades próximas. Brevemente, poderemos ver táxis voadores em operação, pelo menos nas grandes metrópoles.

Os táxis voadores, são uma forma de aeronave elétrica capaz de decolar e pousar verticalmente e são classificados como transporte VTOL, que é uma categoria de transporte elétrico voador. De acordo com a BBC, esse meio de transporte inovador é um passo essencial para as empresas, como forma de desafogar o trânsito nas cidades.

A proliferação das grandes cidades e o aumento do número de automóveis levaram a um aumento na frequência de transtornos causados por engarrafamentos. E como tempo é dinheiro na economia capitalista, muitos empresários estão investindo nessa nova tecnologia de táxis voadores, que está sendo aclamada como o meio de transporte do futuro.

Os eVTOLs são considerados meios de transporte ecologicamente benéficos devido ao uso de motores elétricos, aliados a baterias altamente eficientes, que produzem muito menos ruído e contribuem significativamente com menos poluição para o meio ambiente.

A utilização desses táxis voadores, como meio de transporte de pessoas e produtos, é defendida por especialistas do setor sob o argumento de que, na opinião deles, ajudará a reduzir o tráfego de automóveis, e seus problemas nas estradas.

Táxis voadores são a nova aposta na qual as empresas de aviação do mundo estão investindo seu dinheiro

Já existe um movimento entre as indústrias de aviação de grandes nações para introduzir o conceito de táxis voadores nas cidades europeias até o ano de 2024. Antes do início das Olimpíadas de verão em Paris, na França, o meio de transporte eficiente e ecológico já deverá funcionar, de acordo com o plano das grandes corporações. 

No entanto, para atingir esse objetivo, a Federal Aviation Administration precisará realizar uma análise dos requisitos que os pilotos de eVTOLs devem atender para obter uma licença.

As companhias aéreas Gol e Azul são as empresas tecnologicamente mais sofisticadas do Brasil, capazes de implementar o conceito de táxis voadores. Essas duas empresas chegaram a um acordo em que cada uma adquirirá seu primeiro veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) até o ano de 2025. A Embraer planeja começar a entregar suas variantes desse veículo a partir do ano de 2026.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Geovane Souza

Geovane Souza é especialista em criação de conteúdo na internet, ações de SEO e marketing digital. Nas horas vagas é Universitário de Sistemas de Informação no IFBA Campus de Vitória da Conquista.

Compartilhar em aplicativos