Pequeno Motor elĂ©trico da fabricante Koenigsegg pesa apenas 28 kg mas garante 340cv de potĂȘncia e 61,2 kgfm, isso Ă© atĂ© trĂȘs vezes mais potente que um carro com motor 1.0
A fabricante sueca de supercarros Koenigsegg, fez um anĂșncio recentemente sobre o desenvolvimento de um motor elĂ©trico inovador e super leve conhecido como Quark. De acordo com a empresa, este motor tem potencial para transformar completamente o mercado mundial de veĂculos elĂ©tricos.Â
O motor elĂ©trico pesa apenas 28 quilos, ou seja, pode ser levado em uma mochila, ainda assim ele Ă© capaz de produzir impressionantes 340 cavalos de potĂȘncia e 61,2 kgfm de torque.
A Koenigsegg desenvolveu o motor elĂ©trico, nĂŁo apenas para instalação em veĂculos elĂ©tricos ou hĂbridos, mas tambĂ©m em futuros carros voadores.
Barcos e outros projetos de locomoção que precisam de um motor pequeno e potente como o Quark, também estão na mira, como potenciais clientes.
Segundo a Koenigsegg, o novo motor elĂ©trico consegue atingir esse nĂvel de desempenho devido Ă sua tecnologia “Raxial”, que combina fluxo axial e radial. Com isso, o motor consegue distribuir mais uniformemente o torque gerado em seu conjunto de engrenagens e combinar eletromagnetismo com melhor manutenção tĂ©rmica, o que contribui para a eficiĂȘncia produzida pelo equipamento.
A Koenigsegg decidiu usar aços de alta resistĂȘncia da indĂșstria aeroespacial na construção do motor elĂ©trico Quark. De acordo com Andreas Szekely, responsĂĄvel pelo desenvolvimento dos motores elĂ©tricos da empresa, foi preciso diminuir os pesos o mĂĄximo possĂvel. Por esse motivo foi adotado o resfriamento direto, que Ă© mais eficiente e permite um layout mais compacto. Veja o vĂdeo:
Motor elĂ©trico super leve da Koenigsegg Ă© fabricado com aços especiais de alta resistĂȘncia da indĂșstria aeroespacial e fibra de carbono
Os tĂ©cnicos suecos responsĂĄveis pelo desenvolvimento do Quark, decidiram usar fibra de carbono para o rotor. Ă o mesmo tipo de fibra de carbono que a empresa jĂĄ utiliza no volante, bancos e outros componentes de seus supercarros. A empresa tambĂ©m jĂĄ usa o mesmo tipo de fibra hĂĄ algum tempo para fazer kits aerodinĂąmicos para veĂculos da Tesla.
O motor elĂ©trico da Koenigsegg por si sĂł nĂŁo Ă© suficiente para dar movimento Ă s rodas de um veĂculo. Portanto, a empresa criou um sistema abrangente chamado Terrier que Ă© composto por dois motores Quark e um inversor, como pode ser visto no vĂdeo.
O propulsor tem acionamento direto e nĂŁo possui transmissĂŁo, pois o projeto do motor elĂ©trico Ă© justamente evitar a perda de potĂȘncia e torque. Com isso, a abrangĂȘncia do equipamento ampliou-se, passando a servir, inclusive para aeronaves que realizam pousos e decolagens verticais.
Ă certo que a Koenigsegg comece a usar o motor elĂ©trico Quark, a princĂpio em seus modelos novos de automĂłveis, no entanto, a empresa nĂŁo descarta a venda do Quark para outras montadoras. Por sua enorme potĂȘncia e torque, acaba se tornando o motor ideal para carros esportivos hĂbridos, pois Ă© capaz de movimentĂĄ-los quando estiverem em baixas velocidades.
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Se for lançado no Brasil vou comprar…
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