Samarco realiza primeiro embarque, depois de cinco anos, com 75 mil toneladas de pelotas de minério de ferro

Minério de ferro, Samarco, Espírito Santo foto: reprodução

A Samarco embarca hoje no Porto de Ubu, no Espírito Santo, grande quantidade de minério de ferro para a Europa

Um navio atracou ontem, dia 10, no Porto de Ubu, no Espírito Santo para carregar 75 mil toneladas de minério de ferro da Samarco. É um marco para a empresa, pois será a primeira vez desde o desastre do rompimento da Barragem de Fundão, em novembro de 2015, que a empresa volta a realizar operações como esta. A previsão era de que o navio partisse hoje, dia 11. Nióbio e Grafeno: Brasil e Japão assinam acordo de cooperação para explorar produção e uso dos minerais

Veja ainda outras notícias:

A mineradora, joint venture de propriedade da Vale e BHP, disse em comunicado que o navio tem como destino a Europa e sairá do Porto de Ubu ainda nesta segunda-feira.

Evair de Melo, deputado federal, falou sobre a grande expectativa diante do que representa essa retomada para o Espírito Santo: “Longo foi o caminho até aqui, longo foram os aprendizados, como eu sempre disse, vida que segue”, declarou o parlamentar que acompanhou o atracamento do navio.

A Samarco gerava cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos, responsáveis ​​por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo. Com o retorno gradativo de suas atividades, estima-se que serão gerados 6 mil empregos. Isso representará 1,7% do PIB do estado do Espírito Santo.

Confira o vídeo do deputado federal Evair de Melo, que acompanhou todo o processo!

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos