1. Início
  2. / Economia
  3. / Nióbio e Grafeno: Brasil e Japão assinam acordo de cooperação para explorar produção e uso dos minerais
Tempo de leitura 3 min de leitura

Nióbio e Grafeno: Brasil e Japão assinam acordo de cooperação para explorar produção e uso dos minerais

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 11/01/2021 às 11:28
grafeno - nióbio - japãp - brasil

Acordo de cooperação entre o Brasil e o Japão relacionado à produção e uso de Nióbio e Grafeno é resultado de tratativas iniciadas pelo Presidente Jair Bolsonaro

Na manhã da última sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, o presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou no Palácio do Planalto, em Brasília, com Motegi Toshimitsu, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, para tratar de assuntos relacionados à Produção e ao Uso de Nióbio e Grafeno. Carro de luxo da fabricante britânica BAC terá em sua composição, nióbio fornecido pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM)

Leia também

Ainda na sexta, Brasi e Japão assinaram um Memorando de Cooperação no Campo de Tecnologias Relacionadas à Produção e ao Uso dos minerais e propiciar uma cooperação mais estruturada no futuro, incluindo potenciais projetos conjuntos.

“O objetivo do documento bilateral é aprofundar o entendimento mútuo para explorar a cooperação na cadeia de valor de produtos que usam nióbio ou grafeno e propiciar uma cooperação mais estruturada no futuro, incluindo potenciais projetos conjuntos”, destaca o Ministério das relações Exteriores em nota.

A iniciativa é resultado de tratativas iniciadas pelo presidente Bolsonaro, que em 2019 manifestou interesse na cooperação ao então primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, durante o Fórum Econômico de Davos, e de reunião entre o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, e o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, também em 2019.

Durante a cerimônia, foram firmados também acordos de cooperação entre os dois países nas áreas de biodiversidade, desenvolvimento de sensores e plataforma de agricultura de precisão em apoio à agricultura sustentável brasileira e uso tecnologias avançadas de radar de abertura sintética e uso de inteligência artificial para o combate ao desmatamento ilegal.

Grafeno e Nióbo: minerais estratégicos para o Brasil e Japão

Desde o último semestre de 2016, quando Brasil e Japão assinaram Memorando de Cooperação para a Promoção de Investimentos e Cooperação Econômica no Setor de Infraestrutura, vem crescendo o interesse em ampliar o investimento japonês no Brasil, incluindo os minerais raros ou estratégicos, como o grafeno e o nióbio.

Em julho do ano passado, inicou a chamada pública para apoiar empreendimentos tecnológicos à base de grafeno, destinando aproximadamente R$ 1,5 milhão para apoiar propostas de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação que visem a gerar empreendimentos e soluções de base tecnológica, tendo como principal objeto o grafeno.

Já o nióbio, um mineral estratégico para o Brasil, no qual o país é o maior produtor mundial e responsável por aproximadamente 86% da produção, atualmente conta com o Japão como um dos principais importadores da liga ferronióbio (9,6% do exportado pelo Brasil).

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos