1. Início
  2. / Economia
  3. / Rio de Janeiro pode ganhar metrô monumental ligando capital a Niterói após 60 anos de espera, mas com uma condição: sediar os jogos Pan-Americanos
Localização RJ Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Rio de Janeiro pode ganhar metrô monumental ligando capital a Niterói após 60 anos de espera, mas com uma condição: sediar os jogos Pan-Americanos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/12/2024 às 12:48
Metrô entre Rio e Niterói avança: projeto da Linha 3 depende de Jogos Pan-Americanos 2031. Promessa de obra de R$ 4,5 bi entusiasma.
Metrô entre Rio e Niterói avança: projeto da Linha 3 depende de Jogos Pan-Americanos 2031. Promessa de obra de R$ 4,5 bi entusiasma.

A aguardada Linha 3 do Metrô, que conectará o Rio de Janeiro a Niterói, pode sair do papel. O projeto monumental, com túnel submerso na Baía de Guanabara, é condicionado à vitória na candidatura dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Prefeitos Paes e Neves prometem avanços, animando moradores da Região Metropolitana do Rio. O custo previsto é de R$ 4,5 bilhões.

Imagine o Rio de Janeiro e Niterói finalmente unidos por uma linha de metrô futurista, com um túnel submerso cruzando a icônica Baía de Guanabara.

Essa visão, discutida há décadas, ganhou um novo fôlego e uma condição surpreendente: a realização depende da vitória conjunta das cidades na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Essa proposta, que já movimenta os bastidores políticos, reacende a esperança de um projeto considerado essencial para a mobilidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A famosa Linha 3 do Metrô, sonhada desde 1968, pode finalmente sair do papel, mas o avanço está condicionado a esse evento esportivo internacional.

Uma promessa que atravessa gerações

A ideia de conectar o Rio de Janeiro e Niterói por meio de um sistema de metrô não é nova.

Desde 1968, o projeto da Linha 3 já foi tema de inúmeros debates, estudos e até anúncios de intenções que nunca se concretizaram.

O principal atrativo sempre foi a proposta de um túnel submerso sob a Baía de Guanabara, uma solução considerada moderna e eficiente para superar as limitações das barcas e congestionamentos da Ponte Rio-Niterói.

Em 2015, os custos estimados para a obra eram de impressionantes US$ 2,57 bilhões.

Agora, com o apoio renovado dos prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves, o valor atualizado do investimento é calculado em R$ 4,5 bilhões.

Apesar dos números altos, o projeto é tratado como viável e estratégico para a infraestrutura da região.

Jogos Pan-Americanos como chave para a viabilidade

Segundo as autoridades locais, a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói aos Jogos Pan-Americanos de 2031 representa um divisor de águas.

De acordo com Rodrigo Neves, prefeito eleito de Niterói, a realização do evento seria o estímulo necessário para garantir recursos e viabilizar a construção da Linha 3.

“Essa é uma oportunidade única de transformar um sonho antigo em realidade”, afirmou Neves em entrevistas recentes.

Ele destacou que as conversas com o governo estadual estão avançadas e que há apoio técnico e político suficiente para desenvolver o projeto.

Eduardo Paes, prefeito do Rio, compartilha do mesmo entusiasmo.

Paes relembrou o sucesso da Linha 4, que ligou a Barra da Tijuca à Zona Sul, e ressaltou a importância de um projeto dessa magnitude para a integração metropolitana.

Ele também comparou a iniciativa ao Porto Maravilha, outro projeto ambicioso que revitalizou o centro da capital fluminense.

O túnel submerso: uma obra monumental

Um dos pontos mais fascinantes do projeto da Linha 3 é o túnel submerso sob a Baía de Guanabara.

Essa estrutura permitiria que trens modernos atravessassem a região com agilidade e segurança, reduzindo drasticamente o tempo de deslocamento entre as duas cidades.

Embora a construção de um túnel desse porte seja desafiadora, o histórico de obras similares em outros países demonstra que é possível realizar o projeto com tecnologias atuais.

Além disso, a experiência do Rio de Janeiro com a construção de túneis na região central da cidade, como os do Porto Maravilha, fortalece a confiança na execução do plano.

Candidatura ao Pan já foi oficializada

A disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 já está em andamento.

As cidades do Rio e Niterói oficializaram seu interesse ao Comitê Olímpico Internacional, destacando o impacto positivo que o evento traria para a infraestrutura, turismo e economia da região.

A carta de intenção, assinada pelos dois prefeitos, representa um marco na busca por recursos e apoio institucional.

O sucesso dessa candidatura, segundo especialistas, pode atrair investimentos internacionais e criar um ambiente favorável para tirar a Linha 3 do papel.

A importância de um legado duradouro

Para além dos Jogos Pan-Americanos, o projeto da Linha 3 do Metrô carrega a promessa de um legado duradouro para os moradores do Rio de Janeiro e Niterói.

A integração metropolitana proporcionada pela nova linha pode revolucionar a mobilidade urbana, reduzindo congestionamentos e promovendo maior conectividade entre as regiões.

Ainda que o custo da obra seja elevado, a perspectiva de benefícios a longo prazo justifica o investimento.

Segundo especialistas, a Linha 3 não apenas melhoraria a qualidade de vida dos usuários do transporte público, mas também impulsionaria o desenvolvimento econômico das cidades envolvidas.

Pergunta final: Será que o sonho de décadas de um metrô ligando o Rio a Niterói se concretizará com a ajuda dos Jogos Pan-Americanos, ou a promessa ficará mais uma vez no papel?

  • Reação
3 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x