Renault lança posto para abastecimento de carros movidos a hidrogênio com tempo de recarga de 5 minutos

Valdemar Medeiros
por
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19-10-2021 12:15:52
em Logística e Transporte
Renault - hidrogênio - célula de hidrogênio - carro movido a hidrogênio - van Posto de hidrogênio da Renault – créditos: Divulgação/Renault

Renault amplia o uso de seus carros movidos a hidrogênio com o desenvolvimento do seu novo posto, que promete encher o tanque de um veiculo a hidrogênio em apenas 5 minutos

Em Mortefontaine, perto de Paris, HYVIA – a parceria entre a Renault Group & Plug Power, demonstrou ainda mais o objetivo e paixão da montadora por um futuro mais limpo, revelando o protótipo Renault Master Van H2-TECH aos membros do júri Internacional Van do Ano, ao lado de seu Hydrogen, Protótipo da Estação de Reabastecimento para carros movidos a hidrogênio, que busca implantar seu próprio ecossistema baseado em hidrogênio, incluindo produção e distribuição de hidrogênio verde com uma variedade de veículos comerciais leves movidos a célula de combustível.

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Protótipo Renault Master Van H2-TECH

Disponível a partir de 2022, o novo carro movido a hidrogênio, Master Van H2-TECH, oferece zero emissões de CO² com maior alcance e tempo de reabastecimento rápido e foi projetado para transportar mercadorias e pacotes com facilidade, graças à sua carga de 12m³ volume e um alcance de até 500km.

Graças a esses atributos, a van movida a hidrogênio da Renault, atenderá facilmente às necessidades de empresas, grandes frotas e comunidades locais. A Master Van H2-TECH é equipada com uma célula de combustível de 30kW, bateria de 33kWh com quatro tanques contendo 6kg de hidrogênio combinados e totalmente produzido na França.

A van em si é construída na fábrica da Renault em Batilly, enquanto a integração elétrica e de hidrogênio é concluída pela PVI, uma subsidiária do Grupo Renault, com sede em Gretz-Armainvilliers. O motor elétrico é produzido na fábrica de Cleon, enquanto a montagem da célula de combustível começará na fábrica de Flins, no final de 2021. Os tanques de hidrogênio são fornecidos pela Faurecia.

Protótipo de Estação de Reabastecimento de Hidrogênio

Renault Master Van H2-TECH – créditos: HYVIA/Divulgação

As estações de reabastecimento de Hidrogênio da HYVIA estarão disponíveis para compra, aluguel ou assinatura e são projetadas para atender e exceder todas as regulamentações de segurança e práticas recomendadas, permitindo tempos de abastecimento rápidos semelhantes aos veículos comuns a combustão – apenas cinco minutos.

A forma como a estação de reabastecimento opera é simples – o hidrogênio fornecido será gerado no local usando eletrólise de água ou fornecido a granel por meio de reboques de tubos gasosos.

O sistema então comprime H2 no armazenamento, antes de dispensá-lo no veículo quando necessário. Os postos de combustível também serão montados na fábrica de Flins, no norte da França.

Esses protótipos se tratam de uma primeira ilustração do ecossistema HYVIA, incluindo produção de hidrogênio verde (eletrolisadores) e distribuição (Estação de Reabastecimento de Hidrogênio), com uma gama de veículos comerciais leves movidos a célula de combustível (Van, Chassis Cab e Citybus) , que são complementares aos veículos elétricos a bateria. Mais protótipos estão atualmente, sendo trabalhados incluem o Master Chassis Cab H2-TECH: uma grande van com ainda mais espaço de carga (19 m³) e um alcance de cerca de 155 milhas (250 km).

Sobre a Plug Power

A Plug Power está construindo a economia do hidrogênio como fornecedora líder de soluções completas, para células a combustível de hidrogênio. A tecnologia inovadora da empresa alimenta motores elétricos com células de combustível de hidrogênio, em meio a uma mudança de paradigma em andamento nos setores de energia, hidrogênio e transporte para enfrentar as mudanças climáticas e a segurança energética, ao mesmo tempo que atende às metas de sustentabilidade.

A Plug Power criou o primeiro mercado comercialmente viável para a tecnologia de células de combustível de hidrogênio. Como resultado, a empresa implantou mais de 50.000 sistemas de células de combustível para e-mobilidade, mais do que qualquer outra no mundo, e se tornou a maior compradora de hidrogênio líquido, tendo construído e operado uma rodovia de hidrogênio na América do Norte.

Sobre HYVIA

“HY” para hidrogênio, “VIA” para estradas: HYVIA abre um novo caminho para a mobilidade livre de carbono, com soluções de mobilidade de hidrogênio. Criada em junho de 2021, a HYVIA é uma ¨joint venture¨ igualmente propriedade do Grupo Renault, um player dominante na indústria automotiva e da Plug Power, líder mundial em soluções ¨turnkey¨ de hidrogênio e células de combustível.

Com sede na França, a HYVIA oferece um ecossistema completo e único que inclui veículos comerciais leves com células a combustível, postos de abastecimento de hidrogênio, fornecimento de hidrogênio livre de carbono, serviços de financiamento e manutenção de frotas.

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Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
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