Privatização da Eletrobras pode ser dificultada pelo adiamento das eleições, diz presidente da Câmara

Kelly
por
-
08-07-2020 14:48:23
em Economia, Negócios e Política
Privatização da Eletrobras Logotipo da Eletrobras

Segundo Rodrigo Maia, o adiamento das eleições nos municípios para novembro poderá dificultar a privatização da Eletrobras

Nesta terça-feira, 07 de julho, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ), afirmou que a aprovação da privatização da Eletrobras este ano pode ser impactada pelo adiamento das eleições municipais para novembro. Segundo ele, esse fato se deve a sensibilidade do tema em estados onde as operações da companhia tem muita influência no debate político local.

Veja também outras notícias

“Como você faz uma privatização da Eletrobras? Não estou dizendo no meu caso, eu sou 100% a favor e sempre defendi, mas para deputados de Minas Gerais, Pernambuco e outros estados nos quais o sistema Eletrobras tem um peso muito importante? Acho que o adiamento da eleição pode ter prejudicado este debate”, destaca Maia.

O Senado Federal também manifesta publicamente resistência para a privatização da Eletrobras no modelo apresentado pelo governo de Jair Bolsonaro.

O presidente da Câmara, que participou de transmissão online promovida pela Genial Investimentos, também afirmou não acreditar que outras propostas de desestatização de peso venham a ser apresentadas.

“As grandes privatizações que teriam impacto maior, como bancos públicos e Petrobras, não vejo isso como uma agenda do Palácio do Planalto. Pode ser uma agenda de parte do Ministério da Economia”, acrescenta.

A Eletrobras teve a criação proposta em 1954 pelo então presidente Getúlio Vargas e saiu do papel efetivamente em 1962, sob a presidência de João Goulart.

Os ativos da estatal chegaram a ser alvo de estudos para privatização nos anos 90, no governo Fernando Henrique Cardoso, quando uma subsidiária na região Sul chegou a ser vendida, mas os planos não foram adiante devido à resistência política.

Mais recentemente, o Ministério da Economia retomou as discussões sobre a privatização da companhia.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.