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Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 198 comentários

Primeiro mega túnel submerso do Brasil será responsável por desmatamento de 105 MIL metros quadrados de Mata Atlântica; obra de R$ 6 BILHÕES vai gerar 9 MIL empregos

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 10/11/2024 às 13:46
A construção do túnel Santos-Guarujá ameaça Mata Atlântica e vida marinha, com riscos de desmatamento e poluição das águas costeiras. (imagem/ ilustração/ Inteligência Artificial)
A construção do túnel Santos-Guarujá ameaça Mata Atlântica e vida marinha, com riscos de desmatamento e poluição das águas costeiras. (imagem/ ilustração/ Inteligência Artificial)

O primeiro túnel submerso do Brasil promete mais mobilidade para a região, mas traz impactos ambientais graves. Com o desmatamento de manguezais e áreas protegidas da Mata Atlântica, o projeto ameaça a vida marinha e compromete a qualidade do ar e da água, preocupando especialistas e moradores locais.

O projeto do primeiro túnel submerso do Brasil, previsto para ligar as cidades de Santos e Guarujá, desperta muita curiosidade e esperança para melhorar a mobilidade local.

Mas por trás dessa grande obra de infraestrutura, que promete ser uma solução para o trânsito na região, há um preço ambiental e social que preocupa especialistas e moradores.

Os impactos vão desde o desmatamento de áreas protegidas da Mata Atlântica até o risco de contaminação de águas costeiras, ameaçando a vida marinha e até o turismo.

Impacto ambiental e desmatamento

Conforme detalhado no Relatório de Impacto Ambiental (Rima) elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a pedido do Governo do Estado, a construção do túnel prevê o desmatamento de 105 mil metros quadrados de Mata Atlântica, incluindo manguezais e vegetação de restinga em diferentes estágios de preservação.

Esse número equivale a aproximadamente dez campos de futebol e inclui 44 mil metros quadrados de mangue, que serão aterrados, incluindo áreas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Santo Amaro.

Nesse local, será necessário desmatar 3.640 metros quadrados de mangue, o que preocupa ambientalistas pela importância desses ecossistemas para a biodiversidade e a proteção costeira.

O Diário do Litoral destaca que, além da remoção de vegetação nativa, a obra pode afetar a alimentação das tartarugas-verdes (Chelonia mydas), principalmente os animais jovens, que dependem da disponibilidade de algas.

O risco aumenta à medida que o projeto avança e pode prejudicar a sustentabilidade de várias espécies marinhas da região.

Risco para a vida marinha

Além do impacto sobre a vegetação, a obra trará sérias implicações para a fauna marinha.

De acordo com a FIPE, a construção aumentará a turbidez da água no Estuário devido à dragagem do assoalho marinho, que suspenderá sedimentos contaminados, incluindo metais pesados despejados por indústrias de Cubatão ao longo de décadas.

Esse movimento coloca em risco a balneabilidade das praias de Santos e a saúde dos animais que habitam a região.

O aumento da turbidez, segundo o Diário do Litoral, também eleva o risco de colisões de botos, golfinhos e baleias com embarcações, uma vez que a visibilidade reduzida dificulta a navegação segura desses animais.

Para os turistas e moradores locais, o projeto apresenta uma ameaça indireta ao ecoturismo, pois o contato com a vida marinha e a preservação ambiental são atrativos da região.

Túnel e os problemas de poluição e poeira

Outro ponto de preocupação destacado no Rima são os níveis de poluição do ar e da água que podem aumentar com a construção.

O documento explica que a obra gerará uma quantidade significativa de poeira suspensa em função das escavações, demolições e transporte de materiais.

Além disso, o uso de asfalto e misturas químicas para pavimentação das vias de acesso aumentará a emissão de dióxido de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2), poluentes que afetam diretamente a qualidade do ar em Santos e no Guarujá.

O Diário do Litoral aponta que o barulho e as vibrações das máquinas poderão ser sentidos nas proximidades do local de construção, impactando a tranquilidade e qualidade de vida dos moradores dos bairros próximos.

A FIPE alerta ainda que esses ruídos podem causar recalque nos imóveis lindeiros, gerando prejuízos estruturais e preocupações para a população local.

Contaminação do lençol freático

A FIPE alerta para o risco de contaminação do lençol freático da região, um problema que pode ter efeitos de longo prazo para o meio ambiente e a saúde pública.

De acordo com o relatório, os sedimentos removidos durante o processo de dragagem e instalação dos módulos de concreto do túnel contêm materiais pesados que podem penetrar no solo e comprometer a qualidade da água subterrânea.

A possibilidade de contaminação do lençol freático é um aspecto que a Cetesb, órgão responsável pelo licenciamento ambiental, terá de monitorar com rigor ao longo da obra.

Segundo o Diário do Litoral, esse risco é motivo de atenção não apenas para os órgãos de proteção ambiental, mas também para a população que utiliza a água subterrânea para consumo doméstico.

Interrupção das atividades portuárias

Durante as etapas de construção, o tráfego no Canal do Estuário será parcialmente interditado.

O projeto do túnel prevê a instalação de módulos celulares e reaterro para garantir a segurança da estrutura.

No entanto, essa interrupção temporária pode afetar a logística portuária, exigindo que cargas sejam redirecionadas para outros portos do Sudeste e Sul do Brasil.

Segundo o Diário do Litoral, essa redistribuição pode gerar custos extras para empresas e interferir na rotina de trabalho do porto de Santos, um dos mais movimentados do país.

Futuro da obra e análises em andamento

O Relatório de Impacto Ambiental elaborado pela FIPE reúne nove especialistas, entre engenheiros, biólogos, sociólogos e geólogos.

O documento segue em análise pela Cetesb, que realiza consultas públicas e recebe contribuições para avaliar as condições ambientais da obra.

Em nota, a Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos afirmou que “os estudos de impacto ambiental relacionados ao Túnel Santos-Guarujá estão sendo analisados pela Cetesb no âmbito da consulta pública, com base nas contribuições recebidas nas audiências e nas atualizações recentes do projeto”.

Diante das controvérsias e preocupações ambientais, o túnel Santos-Guarujá levanta a questão: até que ponto vale sacrificar recursos naturais e comprometer a vida marinha e a saúde da população para garantir melhorias na infraestrutura?

Quais outras alternativas poderiam atender às necessidades de mobilidade da região sem comprometer o ecossistema?

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Cláudio
Cláudio
10/11/2024 14:11

BAITA FAKENEWS!
Basta pesquisar na internet onde passará o túnel (spoiler: tem cidade dos dois lados do canal). Não tem mais natureza ali para preservar. Coisa de canhoteiro, que quer ver SP andar de lado…

José Ricardo Marques da Silva
José Ricardo Marques da Silva
Em resposta a  Cláudio
10/11/2024 17:34

Concordo com você….materia muito tendenciosa!

Neuri
Neuri
Em resposta a  José Ricardo Marques da Silva
10/11/2024 19:33

Muitíssimo, troço sem fundamento, essa metragem não significa nada perante o tamanho da mata atlantica, alende que é igual a um pequeno risco em sua pele, com pocivel sicatrização.

Joseph Machado
Joseph Machado
Em resposta a  Neuri
11/11/2024 18:55

É…igual ao seu português!!!!!

Alex
Alex
Em resposta a  Joseph Machado
13/11/2024 08:59

Deixa de ser ****!

Albino Tavares Stanzione
Albino Tavares Stanzione
Em resposta a  Neuri
15/11/2024 13:34

CICATRIZAÇÃO e não “sicatrização”.
Não 🌻 existe com “s”…kkk

Megazorde Opressor
Megazorde Opressor
Em resposta a  Cláudio
11/11/2024 09:19

Perfeito. Basta conhecer a região para saber que os manguezais não fazem parte do canal do porto onde passará o túnel, nem vida marinha já que o canal é repleto de lodo e do invasor caramujo africano trazidos no lastro dos navios. A esquerda quer manter todos igualmente pobres e ****.

Silva
Silva
Em resposta a  Megazorde Opressor
12/11/2024 06:04

Se o teu problema é o Tarcísio, se cadidata ao governo de São Paulo, se você for eleito… então você governa do teu jeito. E para de mi mi mi

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
Em resposta a  Silva
22/11/2024 19:43

Se Tarcísio foi eleito governador de sp sem conhecer a av. Paulista/ praias da região norte , nem se lembrava de onde era o endereço onde morava em Campos de J.
Se eu tiver a montanha de dinheiro que o Jair depenou do erário público, garanto lh eu me elegeria e até faria melhor . Não privatizaria a Sabesp, não venderia escolas públicas.

Adriana Mendes Pastorini
Adriana Mendes Pastorini
Em resposta a  Megazorde Opressor
12/11/2024 11:14

Eu não conheço o lugar sou de longe mas cadda vez que falam em destruir a natureza eu fico muito triste. Me perdoem se meti o bedelho onde não conheço.

Airton Batista Gomes
Airton Batista Gomes
Em resposta a  Adriana Mendes Pastorini
13/11/2024 01:01

Vc deixou claro que não conhece o lugar em questão. Mas acho que tá certa em se preocupar e como se expressou.
Lá não há mais ecossistema que venha ser agredido. A publicação, realmente é ****. O túnel parte de uma margem do estuário do porto de Santos e do outro lado é simplesmente a outra margem no Guarujá. Não tem mais área de mata no lugar. São completamente urbanos.

Airton Batista Gomes
Airton Batista Gomes
Em resposta a  Megazorde Opressor
13/11/2024 00:51

Mais um paranóico. Gil, eu tô estupefato de pra onde estão levando o comentário. Por mais que a publicação não está trazendo a questão política para discussão, até poderia caber uma ou outra observação referente. Mas entrar de sem noção, como vc entrou. Doente. Procura ajuda Gil, não deixa isso chegar na sua casa e em sua família.

Alex
Alex
Em resposta a  Megazorde Opressor
13/11/2024 08:55

Essa informação nos leva a ideia de que a mídia brasileira é utó****.

Sergio
Sergio
Em resposta a  Cláudio
11/11/2024 14:21

Mais uma um FAKE NEWS Este cara nao conhece o projetonao havera
desmatamento

Gilson Dias
Gilson Dias
Em resposta a  Cláudio
11/11/2024 14:35

Assino embaixo os canhotas sempre andando pra trás,

Gabriel dos Santos caldeira
Gabriel dos Santos caldeira
Em resposta a  Cláudio
11/11/2024 18:34

Cala o bico

Edi
Edi
Em resposta a  Cláudio
12/11/2024 13:10

E por acaso você sabe o que é comunismo? Caso sim, por gentileza explicar.

Reinaldo da Silva Costa
Reinaldo da Silva Costa
Em resposta a  Cláudio
12/11/2024 13:35

Essa matéria é muito infeliz, do lado oposto ao cais de Santos e só favela que polui tudo lá, esse autor da matéria realmente não conhece nada da realidade do local.

Piz
Piz
Em resposta a  Reinaldo da Silva Costa
12/11/2024 21:26

Vai lá conhecer a favela pra vc saber melhor sobre o que vc está falando

Airton Batista Gomes
Airton Batista Gomes
Em resposta a  Cláudio
13/11/2024 00:40

Ôh Edson Antunes, pra que vc tá se posicionando assim. Nada a ver com o assunto. Só posso te dar ZERO. Vc sim, se mostrou um grande Manezão, pé do quê mesmo?

Luis
Luis
Em resposta a  Cláudio
16/11/2024 21:54

Mas esses **** de esquerda não contabilizam o que vai ser poupado de diesel pelas balsas que soltam uma fumaça lascada !!!!!!!!!

Ana paula
Ana paula
10/11/2024 17:05

Nao tenho conhecimento, para discussao do tema , a titulo apenas de colocacao, ha tantas pontes que interligam cidades, ex : Rio /Niteroi, ha necessidade realmente de se fazer tunel submerso?

José Ricardo Marques da Silva
José Ricardo Marques da Silva
Em resposta a  Ana paula
10/11/2024 17:33

Sim, pois uma ponte numa passagem tão estreita e com tanta movimentação de navios, teria que ter um vão livre muito alto, o que causaria muito mais impacto nas duas cidades, pois as rampas de acesso teriam um longo caminho, até chegar na ponte…busque mais informação….

Reginaldo
Reginaldo
Em resposta a  Ana paula
11/11/2024 07:43

Você conhece santos-sp, o túnel é a melhor solução e não vai derrubar nenhuma mata, todo mangue que existia foi destruído pelas favelas a mais de 40 anos. Não existe nenhuma mata onde vai ser construído o túnel, está matéria é mentirosa.

Daise Rosane da Cunha Neves
Daise Rosane da Cunha Neves
Em resposta a  Reginaldo
15/11/2024 11:25

Bah

Jorge
Jorge
10/11/2024 17:27

Morar no Brasil é estar entre os que acreditam que não devíamos ter saído da era do gelo, tamanha é a visão retrógrada de certos ambientalistas desocupados e sem perspectiva de olharem um metro a frente de seus olhos.

Eduardo Vieira carreiro
Eduardo Vieira carreiro
10/11/2024 17:51

Desmatamento mais um crime contra a natureza ****.

Neuri
Neuri
Em resposta a  Eduardo Vieira carreiro
10/11/2024 19:38

Vc mora no mato igual índios??? Que evolução??? Abra sua mente!!

Ricardo Neguette
Ricardo Neguette
10/11/2024 18:11

O problema, é que em todo o Brasil o poder público nunca vê uma obra para o transporte coletivo de pessoas, sempre é para o trânsito dos carros particulares. Isso superlota as ruas e avenidas das cidades. Esse túnel será como outras obras que, apesar de mais prejudicarem do que ajudarem, da visibilidade ao governante que começa a obra e ao que inaugura.

José Roberto
José Roberto
Em resposta a  Ricardo Neguette
10/11/2024 18:23

Ah, tá. O VLT previsto atenderá ao motorista de carro particular? Claro, pois o deixará em casa…

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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