Primeiro carro elétrico do mundo movido a energia solar com autonomia de 725 km consegue parceria para adiantar o seu lançamento para este ano

Carro elétrico - energia solar - autonomia - Carro elétrico movido a energia solar – Créditos: lightyear.one

A Lightyear fecha parceria com a fabricante de pneus Bridgestone e consegue lançar seu carro elétrico movido a energia solar ainda este ano. Os pneus foram feitos exclusivamente para o carro alcançar uma autonomia incrível de 725km

A fabricante de pneus Bridgestone anunciou uma parceria com a Lightyear, uma empresa de veículos da Holanda, para o desenvolvimento exclusivo de pneus para o Lightyear One, o primeiro carro elétrico movido a energia solar de longo alcance. A autonomia do carro é de 725 km e está com data prevista para ser lançado no final de 2021 no mercado europeu.

Leia também

Conheça o primeiro carro elétrico movido a energia solar do mundo

Carregamento de Veículo Elétrico Usando Painel Solar

No lado externo, o Lightyear One é totalmente focado na aerodinâmica. Sua carroceria traz traços futuristas, com painéis de energia solar que vão do capô até a parte traseira. Por dentro, o carro elétrico conta com linhas minimalistas, com acabamento em tecidos e madeiras. Ele possui também um painel de instrumentos digital, uma central multimídia com suporte à funções como Apple CarPlay e Android Auto.

Para possuir tão grande autonomia, o veículo possui quatro motores elétricos, um em cada roda, e uma vetorização de torque avançada. A empresa não revelou muitos detalhes sobre o carro elétrico, mas garantiu que os motores elétricos permitem que o modelo tenha uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.

A bateria de 60 kWh pode ser recarregada por meio de um carregador ou através da energia solar. Como afirmado antes, a montadora promete uma autonomia de 725 km e, em termos de energia, uma eficiência três vezes maior do que os carros elétricos que estão no mercado atualmente.

Pneus do Lightyear One prometem melhorar sua autonomia

Para alcançar todo esse feito em autonomia, até os pneus do carro elétrico são feitos de forma especial. Os pneus Turanza Eco, projetados pela Bridgestone, oferecem uma baixa resistência ao rolamento e contam com um peso menor, para que a vida útil da bateria seja preservada e que o veículo garanta uma maior economia. Para que o peso do pneu fosse reduzido, foram utilizadas tecnologias como Enliten e Ologic.

Segundo a fabricante, o conjunto de pneus reduz quase 100 kg do carro elétrico, sem fazer com que a durabilidade do pneu seja reduzida. Para desenvolver os pneus para o carro elétrico, a empresa utilizou a tecnologia Virtual Tire Development, que permite uma modelagem mais precisa do desempenho de um pneu sem ter que testá-lo fisicamente.

Diretor técnico da Bridgestone se pronuncia

De acordo com Emilio Tiberio, diretor técnico e de operações da Bridgestone, a Lightyear tem impressionando com seu carro elétrico desde que ele a viu enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge (evento que conta com uma corrida de 3 mil km no deserto da Austrália).

Sendo assim, a Bridgestone está se comprometendo com uma redução de aproximadamente 50% nas emissões de CO2 até o ano de 2030. Ele afirma que parcerias estratégicas como essa da empresa que desenvolveu o carro elétrico de energia solar são fundamentais para que esses objetivos sejam atingidos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.