Porto de Santos inaugura pátio e poderá receber mais de 600 caminhões por dia

Valdemar Medeiros
por
-
15-01-2021 10:55:15
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Porto de santos - caminhões - vagas

Pátio de contêineres do porto de santos

Porto de Santos está inaugurando mais um pátio para caminhões na próxima semana com mais de 300 vagas de estacionamento a disposição

O início das operações do pátio de caminhões do Porto de Santos com mais de 300 vagas foi anunciado pelo ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, na noite da última segunda-feira, durante reunião, em Brasília, com os ministros César Borges (Transportes) e Antônio Andrade (Agricultura) e representantes de produtores e exportadores agrícolas. O encontro teve o objetivo de analisar o impacto das ações do Governo para coordenar o escoamento da safra por Santos.

ANÚNCIO

Leia também

Porto de Santos poderá receber mais de 600 caminhões por dia

A princípio, a área terá um credenciamento “a título precário”, segundo a Docas. Isso ocorrerá, pois a Autoridade Portuária exige que o pátio dos caminhões seja pavimentado. Atualmente, seu piso é de terra batida, mas a prefeitura local autorizou o funcionamento. A obra de pavimentação deve ocorrer após o período de escoamento da safra.

Apesar de pertencer ao Grupo Cosan, que tem terminais de açúcar em Santos, o pátio será aberto a qualquer carga e a qualquer operador com destino ao Porto de Santos, informou a Rumo Logística.

A empresa confirmou o início das operações para o próximo mês, “assim que a interface com o sistema da Codesp estiver finalizada”, e que a instalação irá operar 24 horas, terá 150 vagas estáticas e poderá receber 600 caminhões por dia.

Agendamento de caminhões

Segundo a autoridade portuária, o agendamento da chegada de caminhões ao Porto de Santos é realizado desde 2014, visando, principalmente, o atendimento do escoamento da safra nacional, que tem início em fevereiro e pico de fluxo em março e abril.

Já no segundo semestre, em agosto ocorre a chegada do maior número de veículos rodoviários e, para evitar que os caminhões formem filas nas rodovias, é feito o ajuste do período agendado, com parada obrigatória nos pátios credenciados fora do Porto, para triagem e estacionamento até a chamada dos caminhões aos terminais.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.