Mineração Usiminas realizará obras em planta de Minas Gerais e estima gerar mais de 400 empregos

Kelly
por
-
08-06-2020 16:15:55
em Indústria e Construção Civil
Mineração Usiminas realizará obras em planta de Minas Gerais e estima gerar mais de 400 empregos Mineração Usiminas realizará obras em planta de Minas Gerais e estima gerar mais de 400 empregos

Com investimentos de R$ 160 mi, Mineração Usiminas irá realizar obras em planta de filtragem de rejeitos de MG e gerar mais de 400 empregos

A Mineração Usiminas (Musa) dará início às obras de construção de uma planta de filtragem em Minas Gerais, conhecida como Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados. O valor do investimento é da ordem de R$ 160 milhões e a expectativa é concluir a execução do projeto em um ano, com início das atividades em fevereiro de 2021, segundo a revista Minérios.

Veja também outras notícias

A estimativa é de criar mais de 400 novos empregos diretos e indiretos, que serão, prioritariamente, ofertadas na região de Itatiaiuçu, no estado de Minas Gerais, a partir do começo das obras.

O novo Sistema de Disposição de Rejeitos Filtrados da Musa (Dry Stacking) vai permitir à empresa por um fim ao ciclo de uso das barragens para a disposição dos rejeitos obtidos no processo de beneficiamento de minério.

“O projeto do dry stacking é resultado de um trabalho iniciado em 2016, com os primeiros estudos, para alinharmos as operações da Musa às novas tecnologias e padrões de excelência nacionais e internacionais, gerando mais conforto para a população da região. Dessa forma, a empresa continua investindo, crescendo e evoluindo com tecnologia de ponta, reafirmando o compromisso da nossa companhia com a sustentabilidade”, informa Carlos Hector Rezzonico, diretor presidente da Mineração Usiminas.

O executivo ainda afirma que, o processo de empilhamento a seco também permite um maior reaproveitamento da água utilizada no processo mineral, além de eliminar a necessidade de construção de novas barragens. O novo processo também necessita de menor área para disposição, possibilita maior segurança e permite ações imediatas de controle de impactos.

Após a instalação do novo sistema, a Mineração Usiminas será uma das primeiras grandes empresas da área no Brasil a utilizar essa tecnologia, de acordo com a Revista Minérios.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.