PetroRio contrata a sonda Norbe VI da Ocyan para desenvolvimento do Campo de frade e Wahoo

Valdemar Medeiros
por
-
15-07-2021 12:34:57
em Petróleo, Óleo e Gás
PetroRio - navio sonda - Ocyan - Norbe IV - Campo de Frade Sonda Norbe IV – créditos: Ocyan

A semana está ótima para a Ocyan, a empresa conquistou mais um contrato de afretamento de navio sonda, dessa vez com PetroRio para o campo de frade e Wahoo

Após conquistar um contrato de afretamento do seu navio sonda, Norbe IX, com a Petrobras, a Ocyan consegue outra conquista. A novidade da vez é contratação da sonda Norbe VI pela PetroRio. A embarcação será utilizada na campanha de desenvolvimento de Wahoo e na revitalização de Frade, que ficam localizados na Bacia de Campos.

Leia também

Sonda da Ocyan é capaz de perfurar até 7,5 mil metros

O contrato com a PetroRio entrará em vigor em março do próximo ano e possibilitará a perfuração de três poços em Frade, sendo dois injetores e um produtor, e em Wahoo serão quatro poços produtores.

O acordo sobre o Norbe VI terá um prazo inicial de 500 dias, podendo ter uma extensão de mais 350 dias adicionais em incrementos de 70 dias. O navio sonda, Norbe VI, da Ocyan foi construído em 2010 e é uma plataforma de perfuração semissubmersível, com posicionamento dinâmico e capacidade de perfurar poços de até 7,5 mil metros e operar em lâmina d’água de até 2,4 mil metros.

PetroRio adquire mais participação no Campo de Wahoo

Em maio, a PetroRio informou ao mercado que assinou um contrato com a Total E&P do Brasil para comprar 28,6% do campo de Wahoo, no Bloco BMC-30. Se somada à parcela de Wahoo adquirida a participação da Petrorio no campo será de 64,3%.

De acordo com o documento, a empresa pretende gerar um segundo cluster de produção por meio da interligação de Wahoo a Grade, dando sequência ao plano de otimização operacional dos seus ativos. Segundo informado pela empresa, o início das operações de Wahoo estão previstas para 2024.

Contratos recentes da Ocyan

Também nesta semana, além do contrato de afretamento do Norbe VI, a Ocyan também fechou contrato com a Petrobras para o afretamento do seu navio sonda, Norbe IX.

O acordo da Petrobras durará três anos a partir do início da operação da unidade, que tem data prevista para o início de 2022. A embarcação da Ocyan é uma plataforma de perfuração que pode operar em lâmina d’água de até 3.048 metros e perfurar poços de até 12.195 metros.

No mês de agosto de 2020, o Norbe IX alcançou a marca de 6 anos sem nenhum tipo de acidente e atualmente a embarcação está finalizando outro contrato com a Petrobras, que durou cerca de dez anos.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe