Petrobras e Gerdau assinam contrato para fornecimento de gás natural em Minas Gerais

Roberta Souza
por
-
13-09-2021 15:21:11
em Economia, Negócios e Política
Gerdau – Petrobras – gás natural Fornecimento de Gás/ Fonte: E-Investidor

O contrato de fornecimento de gás natural entre a Gerdau e a Petrobras, será para a unidade em Ouro Branco, no estado de Minas Gerais

Hoje pela manhã (13/09), a Petrobras e a Gerdau assinaram contrato para o fornecimento de gás natural no ambiente livre de comercialização para atendimento à unidade da Gerdau, localizada em Ouro Branco, no estado de Minas Gerais. O contrato assinado entre as empresas representa a primeira migração contratual de um cliente do mercado cativo para o mercado livre e um marco no processo de abertura do mercado de gás natural. ACESSE AQUI PARA LER O COMUNICADO EMITIDO PELA PETROBRAS.

O fornecimento de gás natural para a Gerdau

Rodrigo Costa, diretor de Refino e Gás Natural da Petrobras, diz que o acordo direto, entre a Petrobras e a Gerdau, materializa a orientação da Petrobras de ir ao encontro dos objetivos do consumidor, ofertando novos produtos e soluções comerciais aderentes às necessidades dos clientes, garantindo confiabilidade, competitividade, flexibilidade e satisfação para ambas as empresas.

Para a Petrobras o contrato com a Gerdau, faz parte da carteira de novos produtos lançados em 2021, que oferece aos seus clientes novas condições comerciais, possibilitando-lhes uma melhor gestão de seu portfólio de compras de gás natural. O contrato acordado representa a indexação de um mix de produtos, com vigência até 2025.

Usina da Gerdau/ Fonte: TC

O desenvolvimento e suprimento do mercado de gás natural

O contrato confere à Gerdau segurança de suprimento e condições comerciais mais aderentes ao seu perfil de atuação, sendo que o início do fornecimento está previsto para ocorrer em 1º de janeiro de 2022 e após a celebração de contrato de serviço de distribuição entre a Gerdau e a respectiva Companhia Distribuidora Local, em consonância com a evolução legal e regulatória do mercado de gás natural de Minas Gerais.   

Vinicius Moura, gerente Geral de Suprimentos da Gerdau, diz que essa parceria com a Petrobras coroa a estratégia da Gerdau de buscar o desenvolvimento e suprimento do mercado Gás no Brasil. Dessa forma, entendemos que com o mercado desenvolvido, mais players seguirão na mesma direção e novas oportunidades surgirão, diz o executivo da Gerdau.

Leia ainda: Gerdau investirá R$ 6 bilhões para ampliar produção no estado de Minas Gerais. Cerca de 6 mil empregos serão gerados

A Gerdau anunciou um plano de investimento de R$ 6 bilhões no estado de Minas Gerais nos próximos cinco anos, para modernização, atualização tecnológica e ampliação de suas operações locais. Com o aporte, a empresa reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável, econômico e social do estado e gerará mais de 6 mil empregos diretos e indiretos.

Os investimentos da Gerdau estarão divididos em três eixos: crescimento, atualização tecnológica e diversificação, tendo o aprimoramento das práticas ambientais como premissa transversal ao programa anunciado. Trata-se de um plano que contemplará todas as regiões de Minas Gerais, onde a empresa possui atuação, beneficiando dezenas de municípios, em atividades de produção de aço, mineração, produção de energia renovável e a atividade de florestas plantadas.

Dois importantes investimentos na ampliação da produção de aço ocorrerão em Ouro Branco, em Minas Gerais, onde a empresa possui sua principal usina produtora. A unidade terá a capacidade anual de produção de bobinas a quente ampliada em 250 mil toneladas/ano, com o início da produção previsto para início de 2024. Além disso, a Gerdau está ampliando a produção de perfis estruturais em 500 mil toneladas/ano, dobrando a atual capacidade, e com início da produção projetado para 2025. Com isso, a Gerdau visa seguir atendendo ao crescente consumo dos setores consumidores destes produtos no Brasil e na América Latina.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe