Petrobras contrata serviços de engenharia para descomissionamento dos sistemas submarinos de três FPSOs

Roberta Souza
por
-
17-08-2021 13:35:18
em Economia, Negócios e Política
Petrobras – descomissionamento – FPSO FPSO/ Fonte: epbr

A Petrobras prepara para descomissionar às estruturas submarinas remanescentes dos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Rio das Ostras e Piranema

A Petrobras lançou licitação para contratar serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte (EPRD), que serão destinados para descomissionar às estruturas submarinas remanescentes dos FPSOs Cidade do Rio de Janeiro, Cidade de Rio das Ostras e Piranema, já desmobilizados de projetos das bacias de Campos e de Sergipe-Alagoas, respectivamente. Leia ainda esta notícia: Petrobras fecha contrato com a SBM Offshore para afretamento e prestação de serviços do FPSO Mero 4, que será instalado no pré-sal, na Bacia de Santos

Sobre a licitação lançada ao mercado pela Petrobras

De acordo com o site Petronotícias, no dia 13 de outubro, a Petrobras irá abrir os envelopes com as propostas das empresas licitantes. A licitação, com abrangência nacional, acontecerá no modo de disputa aberto e o início da competição de preços será no dia 14 de outubro.

Além dos serviços de engenharia, preparação, remoção e descarte, a licitação da Petrobras também vai contratar as atividades de alienação, na condição de sucata, dos materiais provenientes de portos dos sistemas submarinos pertencentes aos três FPSOs. O critério de julgamento da licitação será a melhor combinação, com menor preço para a Petrobrás, levando em conta a diferença entre o valor das propostas do contrato de prestação de serviços de EPRD e o valor da proposta do contrato de alienação.

Os sistemas submarinos de três FPSOs que irão passar pelo descomissionamento

Segundo o site Petronotícias, o sistema do FPSO Rio de Janeiro, da Petrobras, que produzia no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, o trabalho da futura contratada envolverá o descomissionamento de 10 poços e 132 km de linhas flexíveis. Com relação aos equipamentos submarinos do FPSO Piranema, que produzia em campo de mesmo nome, em Sergipe-Alagoas, as atividades abrangerão nove poços e o recolhimento de 120 km de dutos e risers flexíveis. Por fim, no FPSO Rio das Ostras, anteriormente instalado nos Campos de Tartaruga Verde, Tartaruga Mestiça e Espadarte, o trabalho envolverá dois poços e 21,1 km de linhas flexíveis.

Veja também esta notícia: Petrobras está contratando FPSO para atuar em projeto em águas profundas, na Bacia de Sergipe-Alagoas

O diretor de desenvolvimento da Petrobras, João Henrique Rittershaussen concedeu uma entrevista à epbr, falando sobre a contratação de um FPSO, para projeto de águas profundas na Bacia de Sergipe–Alagoas. O diretor ressalta que a Petrobras já lançou ao mercado um processo de concorrência para a contratação da plataforma e que as propostas deverão ser recebidas em 2022.

Em entrevista, Rittershaussen afirmou que foi iniciada uma licitação para contratação pelo modelo Built Operate and Transfer (BOT), pelo qual a afretadora opera a plataforma por algum tempo e posteriormente a transfere para a Petrobras. O processo visa uma unidade do tipo FPSO. João Henrique diz que o BOT do FPSO para o projeto de águas profundas na Bacia de Sergipe-Alagoas já está na rua e que as empresas já estão trabalhando no processo. Segundo ele, a Petrobras já deve receber proposta no ano que vem.

O modelo BOT é uma novidade para a Petrobras, embora a companhia tivesse antecipado em fevereiro deste ano que pretendia trabalhar com essa opção para as águas profundas da Bacia de Sergipe-Alagoas. Na entrevista, Rittershaussen ainda destacou que a Petrobras tem realizado um trabalho forte para a redução do tempo de implantação de plataformas, bem como para redução do tempo de construção e aumento da eficiência das unidades.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe