A OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo divulgou por meio de um relatório nesta terça-feira (14) que, para o ano de 2023, haverá uma alta na demanda global por petróleo em 2,3 milhões de barris por dia (bpd).
Para o resultado de 2022, a Opep reiterou sua estimativa de aumento da demanda global de 2,5 milhões de barris por dia. A Opep espera que a demanda apenas dos membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE) cresça cerca de 200 mil bpd este ano. Fora da OCDE, o consumo deverá aumentar cerca de 2,1 mb/d em 2023.
Cotação fora do grupo
A Opep manteve sua previsão de aumento de 1,4 milhão de bpd na oferta de petróleo de países fora do grupo em 2023, segundo relatório mensal. Os países que mais contribuirão para o aumento da oferta em 2023 são Estados Unidos, Brasil, Noruega, Canadá, Cazaquistão e Guiana, disse a Opep. Por outro lado, espera-se que a oferta da Rússia diminua.
Para 2022, a Opep reiterou sua estimativa de aumento de oferta de 1,9 milhão de barris por dia. No relatório, a Opep também disse que sua produção em fevereiro aumentou 117.000 bpd em relação a janeiro, para uma média de 28,92 milhões de bpd, segundo fontes secundárias.
- Os impressionantes números das 10 plataformas de petróleo com MAIOR produção em outubro: Mais de 2 milhões de barris por dia em destaque no pré-sal!
- Brasil vai leiloar 78 MILHÕES de barris de petróleo! China levou maioria no último certame
- PPSA prevê R$ 500 bilhões em arrecadação e União pode chegar ao top 3 de maiores produtores de petróleo até 2030
- Petrobras confirma uma de suas maiores descobertas e já tem data para começar exploração
Produto Interno Bruto se manterá em crescimento
A Opep manteve sua previsão de crescimento do produto interno bruto (PIB) global de 2,6% em 2023, de acordo com um documento mensal. Para 2022, o Cartel elevou ligeiramente sua previsão de crescimento do PIB mundial, de 3,1% para 3,2%.
Para este ano, a OPEP reiterou as suas previsões de crescimento de 1,2% para os EUA e de 0,8% para a zona do euro. No que diz respeito à China, o cartel continua a prever um crescimento de 5,2% em 2023.
Emirados Árabes Unidos não deixará Opep, mesmo após especulações
Os Emirados Árabes Unidos divulgaram que não têm planos de se retirar da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Os mercados de petróleo foram abalados por preocupações de que os Emirados Árabes Unidos estejam em discussões internas sobre sua retirada, uma medida que poderia liberar o país para aumentar a produção em meio a divergências crescentes com a Arábia Saudita. A queda nos preços das commodities foi desencadeada por uma reportagem do Wall Street Journal.
Os Emirados Árabes Unidos disseram abertamente e em particular que cumprirão o real acordo da OPEP pelo menos este ano. Os Emirados Árabes Unidos, um dos maiores produtores de petróleo do globo, vêm argumentando há anos quais alianças serviriam melhor a seus interesses de longo prazo, enquanto buscam tirar proveito de sua capacidade de produção recentemente expandida.