1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Com o aumento da demanda por combustíveis renováveis e veículos ecologicamente corretos, grandes marcas buscam formas alternativas de energia, incluindo a gasolina sintética
Tempo de leitura 3 min de leitura

Com o aumento da demanda por combustíveis renováveis e veículos ecologicamente corretos, grandes marcas buscam formas alternativas de energia, incluindo a gasolina sintética

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/12/2021 às 08:19
gasolina, combustíveis, gasolina sintética
Foto: reprodução google
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Gasolina sintética será o futuro dos carros? conheça as marcas que estão investindo no setor

Devido à crise mundial dos combustíveis fósseis, com os preços elevados, a grande poluição e a condição de não serem renováveis, as fabricantes de veículos têm buscado outros meios de geração de energia para seus produtos. Além dos carros elétricos, recarregáveis em tomada, há também o investimento em pesquisas para fabricar gasolina sintética.

Confira também:

O alto custo para produzir os carros elétricos e a dificuldade para descartar as baterias ainda são fatores dificultadores para a total adesão deles ao mercado. Mesmo assim, já se tornaram a nova prioridade para grandes marcas produtoras em diversos países do mundo.

Contudo, empresas como a BMW e a Porsche declararam que não vão submeter toda a frota ao modo elétrico, como já é a meta da grande maioria para a próxima década. Com isso, as alemãs estão investindo em um novo projeto para não serem banidas da Europa – a produção de gasolina sintética.

“Essas marcas vão vender esses modelos em países da Europa que não vão para 100% de eletrificação, como alguns do Leste do continente”, explica Everton Lopes, mentor de energia a combustão da SAE Brasil. Nos Estados Unidos, somente alguns Estados – como Califórnia e Washington – anunciaram que irão banir veículos a combustão.

Combustão a partir de e-Fuel

Todavia, a Porsche e a BMW estão buscando formas de inovar o futuro e a utilização dos carros a combustão. Para isso, as montadoras pretendem usar o e-Fuel, gasolina sintética que será adotada pela fórmula 1 a partir de 2025.

“Esse conceito não é novo, mas ganhou força recentemente”, explica Lopes. “Consiste em fazer combustível a partir de uma reação química, dispensando o petróleo.”

De acordo com o mentor, a gasolina sintética ocupará a base da geração de energia dos novos carros, junto com a eletricidade. Além disso, o método também permite produzir outros combustíveis fósseis, como o diesel e o gás.

Como é produzida a gasolina sintética

É necessário que haja uma reação química entre hidrogênio e gás carbônico para que a gasolina sintética seja produzida.  “O resultado é o metanol, convertido em gasolina”, explica o gerente de Relações Públicas e Comunicação da Porsche do Brasil, Leandro Rodrigues Sabes.

A gasolina sintética mantém as mesmas propriedades da gasolina derivada do petróleo, o que possibilita que os carros já existentes com motor a combustão funcionem com ela sem precisar de adaptações.

“Como é usado CO2 na reação que gera a gasolina sintética, o combustível tem pegada de carbono nula”, explica o especialista da SAE. “O gás carbônico emitido no escape do carro é compensado no processo de produção.”

Porém, apesar das vantagens, a gasolina sintética apresenta teor de poluição bem semelhante ao da gasolina tradicional. Por isso, a utilização desse combustível pode apresentar resistência dos países que estão em busca de diminuir a emissão de poluentes.

Confira abaixo um vídeo explicativo de como funciona e o que é combustível sintético:

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos