Óleo e gás – Ocyan vence licitação da Petrobras para afretamento de sonda no Campo de Mero

Roberta Souza
por
-
06-01-2021 19:31:42
em Petróleo, Óleo e Gás
Plataforma, Petrobras, óleo e gás Norbe VIII

Vencedora da licitação da Petrobras no Campo de Mero, as operações da Ocyan devem iniciar no segundo semestre

Do setor de óleo e gás, a Ocyan venceu a licitação da Petrobras para a locação de uma plataforma de perfuração dedicada ao campo de Mero, no cluster de Santos. A licitação foi lançada em 2019 e formatada com um novo modelo de apresentação de propostas. A licitação está dividida em duas fases, sendo que a primeira fase tem como objetivo entregar uma oferta com preço não fixo, enquanto a segunda fase foi feita em agosto para apresentação do preço diário da empresa.

Dados Técnicos Norbe VIII

Lâmina d´água3.048 metros
Capacidade de perfuração12.195 metros
ModeloDSME 3603
ClasseDNV
Comprimento238 metros
Altura da torre64 metros
Capacidade da torre2.000.000 lbs
Pacote de perfuraçãoMHWirth
Sistema de posicionamento dinâmicoDP3 Converteam (GE)
BOPCameron TL 18 ¾ x 15k psi6 Ram x 15k psi2 Annular x 10k psi
MPD Ready3.2 MM lb AFG
Acomodação180 POB

Confira ainda outras notícias do dia:

Embora o anúncio público da Petrobras tenha considerado a possibilidade de alugar uma ou mais sondas de perfuração para o projeto, ainda não foi confirmado que há um segundo equipamento na oferta. No momento, quem atuará será o navio-sonda Norbe VIII. A unidade foi fechada em US$ 200 mil.

A Norbe VIII atualmente tem contrato com a Petrobras, que atua no litoral e não se dedica a nenhum projeto. O contrato atual termina no primeiro semestre do ano e a Petrobras prevê que a unidade entre em operação em Mero em julho.

O navio-sonda competia com pelo menos cinco outras unidades de perfuração. A própria Ocyan forneceu várias sondas e também citou Norbe IX. O contrato de arrendamento Norbe VIII é válido por 425 dias, podendo ser renovado por 655 dias.

A Ocyan:

A Ocyan é uma empresa proveem soluções para a indústria de óleo e gás no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança em primeiro lugar, a parceria de confiança com os clientes, e o compromisso com a sociedade.

A Ocyan dispõe atualmente de uma frota de seis unidades de perfuração de óleo e gás, dois navios PLSV e duas embarcações FPSO, com destaque para o FPSO Pioneiro de Libra. Além disso, desenvolve projetos SURF, fabricação e instalação de equipamentos submarinos e presta serviços de manutenção onshore e offshore.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos