Obras do porto de Macaé (Terpor) saem do papel e trabalhos para a construção do novo terminal portuário se iniciam; Prefeito da região comemora

Valdemar Medeiros
por
-
16-06-2021 11:40:39
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
construção - porto - terpor - Macaé - prefeito - obras Inicio das obras no Terpor – créditos: Fotos: Rui Porto Filho

Matéria produzida com base no texto publicado nas redes sociais do Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, no dia 15/06/2021 sobre as obras do terpor.

Há pouco tempo, foi anunciado que as obras do Terpor iriam se iniciar e, já nessa terça (15), elas finalmente saíram do papel. A construção do porto de Macaé recebeu a visita do Prefeito da cidade, que falou sobre o assunto.

As tão esperadas obras do porto de Macaé (Terpor) já se iniciaram hoje, 15/06/2021. O terminal, que já está em construção, promete inaugurar um novo capítulo para o desenvolvimento da região carioca e empregar mais de 10 mil novos funcionários, tanto de forma direta, quanto indiretamente.

Leia também

Prefeito de Macaé fala sobre a construção do Terpor

De acordo com Welberth Rezende, prefeito de Macaé, as operações de sondagem submarina, para a construção do porto, começaram hoje (15) e receberam um investimento milionário, apenas nessa primeira fase. Rezende esteve no cais do Iate Clube de Macaé, e será de lá que a plataforma de sondagem partirá para o oceano.

Essas operações servem como base para as obras que terão início nos próximos meses. O prefeito aproveitou a oportunidade para entregar os documentos necessários para o início das obras.

No local, também estava o consultor do Grupo Vale Azul e também responsável pelo projeto do Terpor, José Eduardo Carramenha, e os secretários de desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana e o de Políticas Energéticas, Juninho Luna.

O prefeito de Macaé afirma que o Terpor virá acompanhado de uma nova Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), que terá uma capacidade de 60 milhões de m3. Para se ter uma noção do tamanho do projeto, a maior UPGN da América Latina possui 25 milhões de m3.

Obras do Terpor destravarão o mercado de trabalho em Macaé

Em aguardo desde 2020, as obras do Terpor prometem gerar, em um prazo de três anos, cerca de 17 mil novas vagas de emprego. O porto de Macaé possuirá dois terminais portuários e uma unidade que processa gás natural, citada anteriormente. Em 2019, o projeto recebeu licença prévia ambiental, que aprovava a localização e a concepção do terminal portuário.

O passo seguinte seria apenas a licença de construção para o início das obras. A data prevista para o Terpor começar suas operações era em 2022. Entretanto, como o início das construções só ocorreram esse ano e, seguindo essa lógica, as datas devem mudar para o fim de 2023 ou 2024.

Terpor terá 6 milhões de metros quadrados

Ocupando uma área em terra de 6.000.000 m2, o porto possuirá pátios para estocagem e também armazéns alfandegados. O Terminal A consiste em um terminal de líquidos e apoio em alto mar, e será ligado à terra por meio de uma ponte de cerca de 4km, com uma profundidade de 16,5 metros.

Já o Terminal B, será utilizado para a movimentação de petróleo e possui dois berços de atracação, com uma profundidade de cerca de 27 metros, para receber navios VLCC. Além disso, o terminal terá uma capacidade para movimentar até 2 milhões de barris por dia.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.