1. Início
  2. Porto de Macaé tem aval de construção liberado pela justiça e o Tepor se aproxima dos 10 mil empregos
3 min de leitura

Porto de Macaé tem aval de construção liberado pela justiça e o Tepor se aproxima dos 10 mil empregos

Imagem de perfil do autor Paulo Nogueira
Escrito por Paulo Nogueira Publicado em 29/08/2019 às 05:26 Atualizado em 16/10/2019 às 17:58

Sem categoria

Macaé porto Justiça EBTE RJ Terminal Portuário Economia
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Com a deliberação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região na tarde da última quarta-feira, Macaé enfim pode prosseguir com a construção do Terminal Portuário da cidade, as obras estão previstas para 8 anos de atividades

Macaé venceu a batalha judicial que estava atrasando a construção e implementação do Tepor ( Terminal Portuário ) na última quarta-feira (28). Depois de veiculado pela grande mídia, o CPG confirmou a veracidade das informações, portanto, é importante ressaltar que não se trata de especulação, mas de uma fato concreto e consumado pela própria EBTE Engenharia, empresa responsável pela engenharia do empreendimento.

Na época, uma organização ambiental de “São Paulo” entrou na justiça para impedir a instalação do Porto em Macaé

Passado todas as audiências públicas e deliberações ambientais que viabilizariam a instalação do empreendimento na cidade entre o segundo e terceiro semestre de 2018, uma organização não governamental denominada de Ama Brasil, conseguiu parecer favorável para suspensão da licença de construção do Tepor.

Segundo estimativas de figuras e entidades públicas do município de Macaé, serão gerados cerca de 10 mil postos de trabalho no pico do empreendimento. Junto com o Porto, outras obras seguem no encalço: A Transportuária que ligará o porto à BR 101 e as Termoelétricas que serão construídas no complexo industrial CLIMA, utilizando o gás de Cabiúnas.

Intervenção do governador do Rio Wilson Witzel para agilidade no processo do Tepor

No dia 4 de janeiro de 2019, Wilson Witzel reuniu-se com sua equipe de governo  e secretários para tratar da questão de empregabilidade e economia do estado do RJ, sendo todos unanimes a dar mais agilidade e direcionar esforços a este projeto em Macaé.  Vejam abaixo alguns links em o Witzel manifesta interesse econômico na cidade:

Anúncio Oficial do governo

Vídeo do YouTube

Nota da EBTE Engenharia sobre a deliberação do empreendimento

“O TEPOR vem comunicar que foi proferida decisão que garante a implantação do Terminal Portuário de Macaé. A ordem foi proferida hoje no Pedido de Suspensão de Execução dos Efeitos da Sentença feito pelo Estado do Rio de Janeiro perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Para o deferimento da medida, o Presidente do TRF-2, o Desembargador Reis Friede, levou em conta questões jurídicas, técnicas e econômicas, tendo reconhecido a potencialidade lesiva à ordem pública que decorre da paralisação do licenciamento ambiental do TEPOR. A decisão destaca, assim, o interesse coletivo no empreendimento, em razão de todos os benefícios que repercutirão na sociedade, no Estado e no país como um todo. Dessa forma, tanto o licenciamento ambiental quanto à implantação do TEPOR estão devidamente asseguradas pela medida judicial”.


Contratações para estas obras

O Click Petróleo e Gás detém alguns contatos de representantes do projeto e de algumas figuras parlamentares da cidade, avisaremos quando “de fato” as contratações iniciarem e os meios de candidaturas das mesmas.

Os processos seletivos podem acontecer pela Central de Trabalho e Renda de Macaé,  mas isso ainda é conversa e ajustes, não há nada de concreto ainda. Cuidado com sites propagando fakenews  e correntes do app Whatsapp!

Tags
Paulo Nogueira

Técnico em Elétrica desde 2008, formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), antigo CEFET, uma das mais tradicionais instituições de ensino técnico do Brasil. Atuou por diversos anos nas áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção, experiência que hoje aplica na produção de conteúdo especializado sobre o setor energético. Com mais de 8 mil publicações em revistas e portais online, dedica-se à cobertura do mercado de trabalho, petróleo e gás, energia, economia, renováveis e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões ou correções, entre em contato pelo e-mail paulohsnogueira@gmail.com. Este canal não recebe currículos.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo