Porto de Macaé tem aval de construção liberado pela justiça e o Tepor se aproxima dos 10 mil empregos

Macaé porto Justiça EBTE RJ Terminal Portuário Economia

Com a deliberação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região na tarde da última quarta-feira, Macaé em fim pode prosseguir com a construção do Terminal Portuário da cidade, as obras previstas para 8 anos de atividades

Macaé venceu a batalha judicial que estava atrasando a construção e implementação do Tepor ( Terminal Portuário ) na última quarta-feira (28). Depois de veiculado pela grande mídia, o CPG confirmou a veracidade das informações, portanto, é importante ressaltar que não se trata de especulação, mas de uma fato concreto e consumado pela própria EBTE Engenharia, empresa responsável pela engenharia do empreendimento.

Na época, uma organização ambiental de “São Paulo” entrou na justiça para impedir a instalação do Porto em Macaé

Passado todas as audiências públicas e deliberações ambientais que viabilizariam a instalação do empreendimento na cidade entre o segundo e terceiro semestre de 2018, uma organização não governamental denominada de Ama Brasil, conseguiu parecer favorável para suspensão da licença de construção do Tepor.

Segundo estimativas de figuras e entidades públicas do município de Macaé, serão gerados cerca de 10 mil postos de trabalho no pico do empreendimento. Junto com o Porto, outras obras seguem no encalço: A Transportuária que ligará o porto à BR 101 e as Termoelétricas que serão construídas no complexo industrial CLIMA, utilizando o gás de Cabiúnas.

Intervenção do governador do Rio Wilson Witzel para agilidade no processo do Tepor

No dia 4 de janeiro de 2019, Wilson Witzel reuniu-se com sua equipe de governo  e secretários para tratar da questão de empregabilidade e economia do estado do RJ, sendo todos unanimes a dar mais agilidade e direcionar esforços a este projeto em Macaé.  Vejam abaixo alguns links em o Witzel manifesta interesse econômico na cidade:

Anúncio Oficial do governo


Nota da EBTE Engenharia sobre a deliberação do empreendimento

“O TEPOR vem comunicar que foi proferida decisão que garante a implantação do Terminal Portuário de Macaé. A ordem foi proferida hoje no Pedido de Suspensão de Execução dos Efeitos da Sentença feito pelo Estado do Rio de Janeiro perante o Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Para o deferimento da medida, o Presidente do TRF-2, o Desembargador Reis Friede, levou em conta questões jurídicas, técnicas e econômicas, tendo reconhecido a potencialidade lesiva à ordem pública que decorre da paralisação do licenciamento ambiental do TEPOR. A decisão destaca, assim, o interesse coletivo no empreendimento, em razão de todos os benefícios que repercutirão na sociedade, no Estado e no país como um todo. Dessa forma, tanto o licenciamento ambiental quanto à implantação do TEPOR estão devidamente asseguradas pela medida judicial”.


Contratações para estas obras

O Click Petróleo e Gás detém alguns contatos de representantes do projeto e de algumas figuras parlamentares da cidade, avisaremos quando “de fato” as contratações iniciarem e os meios de candidaturas das mesmas.

Os processos seletivos podem acontecer pela Central de Trabalho e Renda de Macaé,  mas isso ainda é conversa e ajustes, não há nada de concreto ainda. Cuidado com sites propagando fakenews  e correntes do app Whatsapp!

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Click Petróleo e Gás.

Paulo Nogueira

Sobre Paulo Nogueira

Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, com experiência no setor O&G em empresas nacionais e internacionais.