NTS anuncia dois contratos assinados para o transporte de gás natural entre a Galp e a Gasmig como forma de impulsionar mercado nacional

Ruth Rodrigues
por
-
30-04-2022 09:12:00
em Petróleo, Óleo e Gás
O mercado de gás natural no Brasil está necessitando de mais investimentos e novos empreendimentos e, com a assinatura dos novos contratos com a Galp e a Gasmig para o transporte do recurso, a NTS abre portas para novas perspectivas dentro do segmento Foto: Nova Transportadora do Sudeste – NTS




O mercado de gás natural no Brasil está necessitando de mais investimentos e novos empreendimentos e, com a assinatura dos novos contratos com a Galp e a Gasmig para o transporte do recurso, a NTS abre portas para novas perspectivas dentro do segmento

A Nova Transportadora do Sudeste, também conhecida como NTS, anunciou na última segunda-feira, (25/04), a assinatura de dois novos contratos para a realização do transporte de gás natural entre a Galp e a Gasmig. Dessa forma, a empresa espera conseguir um novo olhar para o segmento do combustível no Brasil e, com essas parcerias, impulsionar o mercado do gás natural dentro do território nacional ao longo do ano de 2022. 

Contratos da Nova Transportadora do Sudeste para transporte de gás natural entre a Galp e a Gasmig são do tipo interruptível para garantir uma maior eficiência nas operações e mais produtividade no setor

Após longas negociações com a companhia ao longo do ano passado, a NTS anunciou seus dois novos contratos com a Galp e a Gasmig, para o fornecimento de operações de transporte de gás natural no Brasil. Assim, os acordos estabelecem o transporte de até 300 mil m³ de gás por dia, no modelo de entrada e saída, entre o ponto de entrada Tecab, em Macaé (RJ), e as zonas de saída MG1, MG2, MG3 em Minas Gerais, para o abastecimento das companhias. 

Artigos recomendados

Além disso, os contratos entraram em vigor de forma imediata após a assinatura dos papéis e têm previsão para continuarem estáveis até o fim do ano de 2022, enquanto as empresas terão o apoio da NTS no mercado de gás natural no Brasil. Esses são os primeiros acordos executados pela NTS na modalidade interruptível, que possibilita o uso da capacidade ociosa já contratada na estrutura da companhia e garantem, assim, mais produtividade e eficiência nas operações com o recurso natural. 

Com isso, o  diretor comercial da NTS, Helder Ferraz, comemorou a assinatura dos contratos e afirmou a relevância deles para a expansão do mercado nacional: “Estes contratos representam um passo importante para a NTS, que amplia sua base de clientes, e também para o mercado de gás no Brasil, já que possibilita a presença de novos carregadores neste momento de abertura.Estamos orgulhosos em colaborar com o dinamismo e diversificação do ambiente de gás no país e estamos abertos a avaliar qualquer demanda de contrato interruptível”.

Gasmig visa diversificar transporte de gás natural e contratos da NTS permitem que a companhia usufrua do serviço de forma mais dinâmica e eficiente no mercado de gás

O contrato da Gasmig com a NTS é o primeiro acordo de fornecimento de gás assinado pela distribuidora mineira com a iniciativa privada e é uma nova aposta da companhia para a diversificação do transporte do recurso na sua produção. Essa é a forma que a empresa encontrou para reduzir a sua dependência das operações da Petrobras e possibilitar a parceria com outras companhias que realizem esse serviço no mercado de gás natural do Brasil. 

Assim, a assinatura de contratos de transporte de gás natural na modalidade interruptível garantiu muito mais controle e produtividade para a companhia, uma vez que a NTS irá oferecer uma capacidade que está operando em ociosidade e, agora, passará a entrar na rede da Gasmig. Além disso, a NTS conseguirá uma maior competitividade no mercado desse recurso e, consequentemente, ainda mais investimentos para as operações dentro desse setor no Brasil. 

Dessa forma, a NTS finalizou afirmando que está cada vez mais investindo em infraestrutura e tecnologia no mercado de transporte de gás natural no Brasil para conseguir intensificar ainda mais as suas operações e a sua presença dentro desse segmento no território nacional.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.