A Mercedes expandiu sua linha de carros elétricos com a introdução de seu novo SUV EQS. O Brasil poderá desfrutar da tecnologia autônoma nos próximos anos.
Trazendo a opção de até sete lugares, o SUV elétrico Mercedes EQS possui o mesmo nível de design e tecnologia que o sedã EQS da empresa, mas com uma carroceria mais espaçosa e prática. Estará disponível com três modelos diferentes de trens de força no EQS450+, EQS450 4Matic e EQS580 4Matic. O ponto de entrada EQS450+ usa uma configuração de tração traseira, trazendo 355bhp e 568Nm, bem como um alcance entre 315 e 660 km.
Conheça o SUV elétrico EQS, o mais recente carro elétrico premium da Mercedes
No interior, há uma cabine espaçosa e prática com espaço para até sete pessoas, enquanto a fileira do meio tem uma gama de ajustes elétricos, o que significa que pode ser movida para frente ou para trás, dependendo de você precisar de mais espaço para as pernas ou para o porta-malas. Todos os carros vêm com cinco assentos como padrão, com as duas cadeiras extras adicionadas como um extra opcional.
Mesmo com a segunda fila colocada em sua posição mais traseira, ainda há 654 litros de espaço no porta-malas, aumentando para 880 litros com eles deslizados para a frente. Com todos os assentos abaixados, 2.100 litros de espaço são liberados. Estes números diminuem ligeiramente na versão de sete lugares, com 195 litros disponíveis com todos os bancos no lugar, ou 800 litros com a última fila rebatida. Todos os bancos rebatidos proporcionam até 2.020 litros de armazenamento.
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Autonomia de 660 km e tecnologia autônoma são destaque do modelo
Na frente, você encontrará o mais recente sistema Hyperscreen da Mercedes. Disponível como opção, combina três telas embaixo de um pedaço de vidro curvo para criar uma tela super ampla. Há uma tela do passageiro dianteiro, uma tela central para funções de navegação e mídia e, em seguida, uma tela completa do motorista.
Há também a opção de ter dois displays de 11,6 polegadas localizados nos encostos dos bancos do motorista e do passageiro dianteiro, proporcionando entretenimento adicional aos ocupantes da fileira do meio.
O exterior do EQS SUV segue o exemplo dos outros carros elétricos da empresa, com uma grande barra de luz frontal conectando os faróis finos, com uma grade preta suavizada colocada no meio. Maçanetas embutidas completam o visual aerodinâmico, enquanto há rodas de liga leve disponíveis em tamanhos de até 22 polegadas.
Um carro elétrico da Mercedes-Benz ultrapassou os 1.000 km de autonomia
O protótipo Mercedes Vision EQXX percorreu a distância entre a sede da montadora alemã e a Riviera Francesa, terminando a viagem com 15% da energia da bateria ainda intacta. Segundo a fabricante alemã, o carro viajou de Sindelfingen, perto de Stuttgart, passando pela Suíça e Itália, até a cidade costeira mediterrânea de Cassis, na França.
Considerado “o carro elétrico mais eficiente e aerodinâmico”, o EQXX foi apresentado na CES 2022 em Las Vegas, altura em que se estimava ter uma autonomia de cerca de 1.000 km. De fato, de acordo com Ola Kallenius, CEO da Mercedes-Benz, “o programa de tecnologia por trás deste protótipo marca um marco no desenvolvimento de veículos elétricos”.
A Mercedes planeja gastar 60 bilhões de euros até 2026 para ultrapassar a Tesla no campo de carros elétricos e recuperar o título de marca de carros premium mais vendida do mundo da rival BMW.
Após anos de críticas por adiar a adoção dos carros elétricos, a fabricante alemã intensificou sua transformação ao lançar o Mercedes EQS, veículo de luxo com autonomia de cerca de 560 km. Mais recentemente, a marca também lançou os modelos elétricos EQB e EQE, mas permanece atrás da Tesla no campo das vendas de veículos com emissão zero.
Com o EQXX, a Mercedes tenta provar que pode superar a Tesla mesmo nos pontos fortes desta empresa, a autonomia elétrica. O protótipo viajou entre Sindelfingen e Cassis a velocidades de até 140 km/h e chegou ao seu destino com 15% da bateria ainda carregada.