Novo modelo de Airbag para motos pode estar sendo desenvolvido pela Honda

Airbag - moto - Honda Gold Wing, primeira e única moto com airbag do mundo – até agora (Divulgação/Honda)

Pensando cada vez mais na segurança dos seus consumidores, a montadora japonesa, Honda, está desenvolvendo em uma scooter um novo sistema de Airbag para motos.

Em 2006, a Honda apresentava o modelo GoldWing, uma das primeiras motos a ganhar um airbag de série. Após 15 anos ela segue líder em oferecer este recurso e agora, a montadora japonesa pretende desenvolver uma bolsa inflável também para a segurança de pilotos de scooters.

Leia também

Honda promove a segurança e conforto com seus airbags

A marca acredita que os airbags nas motos podem contribuir para que os pilotos tenham uma maior segurança. Segundo a Honda, grande parte dos acidentes de motos que causam lesões ocorrem por colisões frontais e se for inserido um airbag entre os obstáculos e o piloto, pode reduzir os danos de forma significativa.

O sistemas de bolsa inflável ficou até agora apenas na Gold Wing, devido ao seu grande porte. Isso se deve porque a bolsa do airbag é de um porte muito maior se comparada com a bolsa de um carro e consegue manter o piloto em sua posição inicial durante o impacto da colisão.

Honda está criando um novo sistema de bolsa que cabe em uma Scooter

O novo sistema atua como um airbag de cortina que é mais estreito com o objetivo de evitar o choque entre o motociclista e os obstáculos que podem lesioná-lo, diminuindo o impacto.

Os testes estão vem sendo feitos em scooters, modelos que são feitos para serem usados em áreas urbanas, onde a probabilidade de ocorrer um acidente em que as motos são fechada por carros é bem maior.

Para realizar os testes, a Honda está utilizando uma Scooter PCX, mas o airbag pode ser colocado em outras motos e scooters. Quando é inflado, o sistema cria uma espécie de barreira entre o motociclista e o para-brisa, amortecendo e amenizando os danos causados em colisões frontais.

Quando o sistema chegará ao mercado?

Os desenhos dos modelos de airbag mostram três localizações possíveis para o sistema. O primeiro na região do painel de instrumentos, o segundo acima do farol da scooter e o terceiro no próprio guidão. Entretanto, a montadora japonesa está estudando o projeto para encontrar uma forma de acomodar melhor o sistemas nas motos.

A montadora ainda não se pronunciou sobre uma previsão do sistema de bolsa inflável chegar ao mercado, mas todo esse trabalho mostra o foco da Honda em encontrar soluções que tragam a segurança e a confiança dos motociclistas.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.