Mineração na Amazônia: Mineradora SMD Recursos Naturais pretende explorar terras indígenas em 2021

Valdemar Medeiros
por
-
17-11-2020 10:53:19
em Indústria e Construção Civil
Mineração - Amazônia - mineradora Mineração ilegal na Amazônia

O CEO da Mineradora SMD Recursos Naturais chamado Amazonino afirma que tem enorme interesse em projetos de mineração nas áreas das tribos Waimiri Atroari e Yanomami nas regiões da Amazônia

Antes sendo candidato a prefeito, Amazonino afirma que o seu interesse é pacifico, mas os órgãos responsáveis por aprovar a mineração na região deve analisar com mais cautela nos próximos meses o pedido do dono da mineradora SMD Recursos Naturais na Amazônia.

Leia também

“Ex-governador do Amazonas, Mendes é sócio majoritário da mineradora SMD Recursos Naturais Ltda, empresa responsável por seis pedidos de pesquisa para mineração de minério de estanho em áreas dos povos Waimiri Atroari, nas proximidades da Amazônia, e Yanomami, em Roraima”, diz nota da entidade.

Mineradora quer extrair bauxita em áreas dos povos Munduruku, Mura e Arapiun – na Amazônia

“No meio da Amazônia, encravado no tapete verde-escuro da floresta que recobre o município de Oriximiná, no Pará, existe um aglomerado urbano como nenhum outro de mineração. Na vila de Porto Trombetas, ao contrário do que ocorre nos povoados do entorno, ninguém está preocupado com a hora em que a castanha vai cair do pé, com o roçado da mandioca ou com o moqueio do peixe para o almoço. Ali, a preocupação maior de qualquer mineradora é arrancar bauxita de debaixo da floresta da forma mais rápida, eficiente e rentável possível. Derrubar árvores e abrir valas até chegar à terra vermelha que esconde o alumínio. Depois operar escavadeiras, supervisionar esteiras e carregar os navios graneleiros que zarpam continuamente, levando o minério para serem transformado em computadores, celulares, panelas, latas, esquadrias e tantos outros produtos sem os quais quase ninguém é capaz de viver na indústria de mineração.“ Afirma o  InfoAmazonia – uma rede de organizações e jornalistas de nove países amazônicos.

A disputa das férteis terras da Amazônia colocam em permanente conflito quilombolas, a mineradora e ambientalistas na luta pela mineração.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe