Mercado de energia renovável deve criar 400 mil vagas de emprego nos próximos 20 anos

Valdemar Medeiros
por
-
24-02-2021 10:09:53
em Energia Renovável
energia renovável - vagas de emprego - mercado Usinas de energia eólica e solar

O mercado de energia renovável deve ser uma das principais geradoras das vagas de emprego do futuro

Embora a pandemia do covid-19 tenha causado uma queda no consumo do mercado de energia em todo o mundo, o segmento de energia renovável conseguiu se manter em crescimento no ano passado, ainda que menor do que o previsto.

Leia também

 Benefícios da energia renovável

Um novo estudo vem destacando os benefícios da energia renovável, e está ajudando a mudar o diálogo em torno da política climática do Marrocos.

Segundo o Fórum EuroMediterraneen des Instituts Sciences Economiques (FEMISE), responsável pelo estudo recente que, a mudança para o mercado de energia renovável no Marrocos criará mais de 400 mil vagas de empregos na categoria doméstica, nos próximos 20 anos.

Futuros investimentos

As descobertas, que defendem o aumento da futura parceria entre a EU, Marrocos e Tunísia no cumprimento de metas ambientais compartilhadas, explicam que a maior parte das vagas de emprego criadas no mercado de energia renovável, seria no setor de trabalho: trabalhadores altamente qualificados para construir e manter parques eólicos, usinas solares e outras instalações energéticas.

Mercado de energia renovável, mulheres preenchem cerca de 32% das vagas de emprego

Uma pesquisa realizada no ano passado pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena) sobre a perspectiva de gênero, aponta que as mulheres ocupam cerca de 32% das vagas de emprego no setor de energia renovável. Quando se analisado o segmento de petróleo e gás, tal valor passa a ser de 22%, do total das vagas de emprego.

Em relação às vagas no mercado de energia renovável, 45% das mulheres ocupam cargos administrativos. Sobre a questão salarial, 60% dos homens afirmam que há igualdade de salários entre mulheres e homens ante 29% das mulheres. Conforme o levantamento, a maior participação das mulheres no setor de energias renováveis asseguraria uma distribuição equilibrada das oportunidades socioeconômicas para a transformação global da energia.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.