1. Início
  2. /
  3. / Por que há poucas mulheres na indústria marítima?
Tempo de leitura 2 min de leitura

Por que há poucas mulheres na indústria marítima?

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 18/02/2019 às 09:03

Sem categoria

Mulheres maritimas mercado de trabalho

Sobre o número de mulheres na indústria marítima, saibam quais são as principais razões por trás do pequeno número nesta modalidade

Em 1988, poucos institutos de treinamento marítimo abriram suas portas para estudantes mulheres. Perceba que o ano era 1988 e muita coisa mudou até então. Se passaram 30 anos e o que mudou? No Brasil a formação e acesso a carreira só se deu em 2000 com a primeira turma de praticantes mulheres.

Novos questionamentos então surgiram. Como elas teriam que agir a bordo dos navios? Não existia mulher como oficial, não tinham a quem perguntar sobre como se portar a bordo, como agir em casos de desrespeito, entre outras dúvidas

Em 2015, o Instituto Marítimo Lloyd esteve entre os institutos que fornecem programas de formação profissional conhecidos como a Integração das Mulheres no Setor Marítimo, com resoluções adotadas para garantir o acesso à formação marítima e oportunidades de emprego para as mulheres no setor marítimo. Hoje, as mulheres em programas marítimos da LMI continuam fortes após 5 anos de atividades.

As mulheres formadas pela LMI têm um impacto positivo como modelos para encorajar novas mulheres a se engajarem no campo marítimo e se submeterem a treinamento de alto nível que as encorajam a seguir na carreira.

Texto autoral Anderson Weimar Souza de Oliveira, 1º Oficial de Máquinas / Chefe de Máquinas – III/2. Quem quiser visitar o perfil dele e entrar em contato, cliquem aqui.

Quer se tornar uma marítimo? Saibam os procedimentos  acessando uma outra matéria mais completa.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Paulo Nogueira

Eletrotécnica formado em umas das instituições de ensino técnico do país, o Instituto Federal Fluminense - IFF ( Antigo CEFET), atuei diversos anos na áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção. Hoje com mais de 8 mil publicações em revistas e blogs online sobre o setor de energia, o foco é prover informações em tempo real do mercado de empregabilidade do Brasil, macro e micro economia e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões e correções, entre em contato no e-mail informe@clickpetroleoegas.com.br. Vale lembrar que não aceitamos currículos neste contato.

Compartilhar em aplicativos