Na manhã da última quarta-feira, 24, durante um café da manhã em sua sede, autoridades da Cooperativa Certel anunciaram que transformará a Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul, Rio Grande do Sul, em uma hidrelétrica. O projeto está previsto para entrar em operação em quatro anos e custará cerca de R$ 250 milhões. Segundo a Centel, a nova hidrelétrica terá capacidade para atender até 100 mil famílias.
Este anúncio ocorreu na presença de funcionários do governo estadual e regional. Esta será a sétima unidade de produção de energia sustentável que a cooperativa possui e opera.
Durante o anúncio estavam presentes três secretários estaduais: A secretária de meio ambiente e infraestrutura, Marjore Kauffmann, do desenvolvimento urbano e metropolitano, Carlos Rafael Mallmann e o de Justiça e sistemas criminais e socioeducativos, Mauro Hauschild. Além desses, ainda estavam presentes, prefeitos de várias cidades, vereadores e secretários dos municípios.
- Fim do painel solar? Com preço de celular, nova turbina eólica residencial gera 150 kwh de energia para sua casa faça chuva ou sol, tem vida útil de 20 anos e promete revolucionar a geração da energia no mundo
- Baterias gigantes revolucionam energia solar e eólica, prometendo eficiência inédita e deixando conta de luz mais barata: o futuro da energia está mais próximo do que você imagina!
- Ceará fecha parceria bilionária com empresa chinesa para revolucionar a energia renovável no Brasil, apostando no hidrogênio verde com previsão de gerar quase 1 mil vagas de emprego
- Armazenamento de energia reinventado: o sistema BESS chega para mudar tudo! Saiba como ele supera os sistemas off-grid e oferece soluções incríveis
Como será a nova hidrelétrica da Certel
A casa de máquinas da nova usina hidrelétrica da Barragem Eclusa será localizada às margens do Rio Taquari, que faz parte do município de Cruzeiro do Sul. 440 metros por segundo será a capacidade de vazão do sistema. Como ponto de referência, a bacia que drena o Rio Forqueta tem capacidade para entregar 22 metros cúbicos de água por segundo.
A eclusa vai gerar uma queda d’água de 10 metros de altura para facilitar a produção de energia elétrica. A subestação Certel em Estrela será a destinatária da energia elétrica produzida no local. A cooperativa prevê que a nova central fornecerá energia a cerca de cem mil clientes.
A Certel vai firmar parceria com a empresa Bom Retiro Energia para realizar a construção do empreendimento. Segundo o chefe da cooperativa, o projeto ainda não saiu de Brasília e está sendo avaliado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No próximo ano (2023), segundo as projeções, serão iniciadas as obras de construção na barragem. A partir daí, a conclusão da estação exigirá um total de três anos de trabalho. A estimativa é que nesse período, o projeto gere cerca de 500 empregos diretos e indiretos, beneficiando ainda mais as famílias da região.
Sobre a Certel
A Cooperativa Certel, é a maior e mais antiga cooperativa de energia do país, tendo iniciado suas operações em 1956, sua sede fica no município de Teutônia, no Rio Grande do Sul. Focar no sistema de monitoramento de processos e no tratamento de não conformidades, bem como buscar a melhoria contínua do SGQ, com base na identidade organizacional da cooperativa, são os principais objetivos da cooperativa, que tem como missão prestar serviços de distribuição de eletricidade contínua e em conformidade, ao mesmo tempo que atende aos requisitos e expectativas das várias partes interessadas.