O governo indiano está interessado em adquirir a divisão comercial da Embraer, revelou o jornal Business Standard. Citando um alto funcionário do governo, a publicação disse que a Índia estaria “muito interessada” no negócio, originalmente fechado pela empresa brasileira com a Boeing.
O interesse da Índia na Embraer foi revelado em maio pela Reuters, e logo depois confirmado pela própria empresa, que também citou a China como outro possível parceiro. Mas, na época, o governo indiano não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.
“Estamos muito interessados. Estamos explorando alternativas”, disse o governador da Índia, que reconheceu que o governo brasileiro já se comunicou sobre o assunto.
O funcionário também disse que a compra será financiada por meio do fundo soberano da Índia, o Fundo Nacional de Investimento e Infraestrutura. O responsável admitiu o risco de um acordo como este num período de tantas incertezas, mas argumentou que não existe essa oportunidade no mercado da aviação.
Outro aspecto que torna a Embraer interessante é a queda em seu valor de mercado, que se intensificou após a pandemia do coronavírus. Os indianos podiam pagar um preço bem inferior ao oferecido pela Boeing, de US $ 4,2 bilhões por 80% da divisão de aviões comerciais, mesmo em um momento em que a fabricante brasileira gozava de saúde financeira.
A Índia fabrica aeronaves há muitos anos, mas sem qualquer papel de liderança. A empresa mais importante do setor é a HAL (Hindustan Aeronautics Limited), fundada em 1940 e pertencente ao governo indiano.
A empresa já produziu vários modelos sob licença, incluindo aeronaves russas e europeias. A HAL também desenvolveu algumas aeronaves próprias, como o helicóptero de ataque LCH, o caça Tejas e o Saras , turboélice regional que lembra o Embraer CBA-123 Vector . Nenhum deles, porém, alcançou grande projeção.
Com a segunda maior população do mundo, a Índia passou por uma expansão no transporte aéreo nos últimos anos e está listada como um dos maiores mercados do mundo, o que seria um atrativo para a Embraer. Com base no país, a empresa também poderia explorar a região com mais eficácia do que hoje. A experiência fracassada com a Boeing, no entanto, pode tornar o negócio mais complexo. A Embraer acabou pagando caro pela preparação da joint venture Boeing Brasil Commercial.
Além disso, pode haver uma possível relutância por parte do governo brasileiro em permitir o controle do fabricante nas mãos de outro país. Antes uma empresa estatal, a Embraer ainda tem ações de veto nas mãos do governo.