1. Início
  2. Indústria
  3. Governo Fedral anuncia aumento de até 40% na frota de navios para cabotagem brasileira e indústria naval vislumbra PL que pode favorecer portos, gerando empregos e menos dependência de transporte terrestre por caminhões
3 min de leitura

Governo Fedral anuncia aumento de até 40% na frota de navios para cabotagem brasileira e indústria naval vislumbra PL que pode favorecer portos, gerando empregos e menos dependência de transporte terrestre por caminhões

Imagem de perfil do autor Paulo Nogueira
Escrito por Paulo Nogueira Publicado em 12/08/2020 às 09:45
Cabotagem navios industria naval governo federal ministério da infraestrutura portos
Porto com navios atracados em operação de cabotagem
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Com objetivo de derrubar custos com transporte cargas por caminhões, a PL denominada de “BR DO MAR”, foi enviada ao congresso em carácter de urgência. Projetos ferroviários e navegação por cabotagem estão entre os principais marcos do Ministério da Infraestrutura, podendo favorecer produção e movimentação de navios para a indústria naval brasileira

O projeto de lei assinado e enviado ontem (11) pelo governo ao Congresso Nacional pode favorecer a indústria naval brasileira. A PL denominada de “BR do Mar” tem como objetivo estimular a navegação por navios de transporte de cargas dentro do país, diminuindo custos de logística e aumentando operações dos porto Brasileiros. Os representantes do Ministério da Infraestrutura e da Economia ( Tarcísio e Guedes respectivamente), estavam no marco da assinatura.

“Vamos derrubar o custo de transporte no Brasil inteiro. Hoje, o minério vira aço no sul, e chega ao nordeste 40% mais caro do que se tivesse ido para a China e voltado. Isso pelo custo no transporte”, disse Guedes de maneira eufórico no vídeo.

Leia também outros artigos relacionados

Segundo o Ministério da Infraestrutura, amplificação de contêineres movimentados será o grande destaque desta PL

Na página oficial do MInfra, há uma nota oficial sobre o texto desta PL, cujo destaque é a geração de novas rotas marítima, diminuindo gastos com a logística de transporte mais utilizado atualmente, o transporte terrestre por caminhões e carretas. Este aumento de 40% até 2022 pode significar 2 milhões TEU a mais de cargas movimentadas.

“O projeto vai permitir o barateamento dos custos. Nós estimamos um aumento da frota em 40% nos próximos três anos”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, em vídeo durante o anúncio do BR do Mar.

Na visão do Governo Federal, a PL favorece 4 vertentes fundamentais da cabotagem: Custos, Portos, indústria naval e frota.

  • Custos – As restruturações deve atuar sobre os procedimentos burocráticos da navegação entres os portos do Brasil, com objetivo de subtrair impostos e agiliza-las.
  • Portos – Com mais fluxo de embarcações e navios de grande porte, os terminais portuários terão mais operações e serão modernizados, gerando vagas de empregos e programas de especialização
  • Indústria naval – Estimulo para atracamento de embarcações com bandeiras internacionais, comercialização de equipamentos para navios e maximação de serviços no setor
  • Frota – Empresas e portos terão autonomia para decidir onde construir seus navios, além de diminuir a burocratização para registro de tráfego de movimentação aquaviárias.

Paulo Nogueira

Técnico em Elétrica desde 2008, formado pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), antigo CEFET, uma das mais tradicionais instituições de ensino técnico do Brasil. Atuou por diversos anos nas áreas de petróleo e gás offshore, energia e construção, experiência que hoje aplica na produção de conteúdo especializado sobre o setor energético. Com mais de 8 mil publicações em revistas e portais online, dedica-se à cobertura do mercado de trabalho, petróleo e gás, energia, economia, renováveis e empreendedorismo. Para dúvidas, sugestões ou correções, entre em contato pelo e-mail paulohsnogueira@gmail.com. Este canal não recebe currículos.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo