Bureau Veritas desenvolve nova solução para descomissionamento de ativos offshore, navios e outras estruturas submarinas

descomissionamento Bureau Veritas Tecnologia economia navios offshore Plataformas em operações de descomissionamento – Foto Divulgação

Tecnologia da BUREAU VERITAS atende os princípios da Resolução 817/2020 da ANP, permitindo maior eficiência no projeto e gerenciamento das operações offshore, com economia de até 15% nos investimentos

São Paulo, 11 de agosto de 2020 – O Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Testes, Inspeções e Certificação (TIC), desenvolveu novos recursos para a tecnologia Digital Twin e para o processo de gestão de ativos para aplicação no descomissionamento de navios, unidades flutuantes, plataformas fixas e estruturas submarinas. A solução atende os princípios da Resolução 817/2020 da ANP, permitindo maior eficiência nos projetos e gerenciamento das operações, com economia de até 15% nos investimentos.

“Temos quase 200 anos de atividades na área Marítima, sempre desenvolvendo e adaptando tecnologias e soluções que melhorem o desempenho operacional e atendam às novas realidades de cada tempo. O Veristar AIM3D atende aos desafios dos projetos de descomissionamento de ativos offshore previstos no Brasil, oferecendo melhores resultados em todo o processo operacional e também financeiro”, analisa Marcio Pereira, diretor da divisão Marítima & Offshore do Bureau Veritas.

Tecnologia convertida em economia

Desenvolvido em parceria com a Dassault Systèmes, o sistema oferece alto valor de eficiência durante o projeto e para o gerenciamento durante o descomissionamento de ativos, criando uma dinâmica sustentável a partir de um modelo virtual abrangente e multifísico das unidades flutuantes ou plataformas fixas. Os estudos da empresa, desenvolvidos através de dados reais coletados, mostram que é possível realizar economias de 9% a 15% dos investimentos totais previstos com a utilização da ferramenta digital, além de redução de custos de 14% na remoção de conveses, 11% na remoção de jaquetas e 19% na remoção da infraestrutura submarina. A plataforma possibilita que o ativo seja criado e gerenciado pelo cliente ou pelo próprio time do Bureau Veritas.

Com a ferramenta digital, o Bureau Veritas amplia a sua atuação no desenvolvimento de soluções tecnológicas na área offshore. Essa solução se soma aos serviços oferecidos pela empresa como a verificação de conformidade regulatória, suporte de engenharia naval e submarina, análises de risco, serviços de apoio à gestão de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança (QSMS) e inspeções. A solução cobre todas as fases do projeto de descomissionamento, do planejamento ao monitoramento das atividades em campo.

“Para dimensionarmos o impacto econômico proporcionado pela solução, foram realizadas análises de resultados com a Autoridade Britânica de Petróleo e Gás. Os números indicaram que o retorno do investimento do Veristar AIM3D para ativos de menor porte alcança economia de mais de £ 2 milhões, enquanto ativos de até 40 mil toneladas, a economia saltou para mais de £ 8,5 milhões”, exemplifica Marcio Pereira.

Sobre o Grupo Bureau Veritas

O Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Com receita global de 4,6 bilhões de euros, a empresa está presente em 140 países, atendendo 400 mil clientes com suas cinco divisões de negócios: Marítimo & Offshore, Agronegócio & Commodities, Indústria, Construção & Infraestrutura e Power & Utilities. Com mais de 5 mil colaboradores no Brasil a empresa oferece seu portfólio completo de serviços, garantindo conformidade, controle de cadeias de suprimentos, antecipação de tendências, reduzindo riscos, aumentando eficiência e cuidando da reputação de seus clientes. Mais informações no site www.bureauveritas.com.br

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.