O Governo Federal aprovou a Lei que aumenta a isenção de IPI em carros para PCD, que antes era de R$ 70 mil e agora passa a ser de R$ 140 mil
O Governo Federal sancionou a lei Nº 14.183, que eleva de R$ 70 mil para R$ 140 mil a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) em carros para PCD. Após aprovação na Câmara e no Congresso, o texto permanecia nas mãos do presidente, Jair Bolsonaro, desde o dia 24 de junho. Vale ressaltar que a japonesa Honda foi uma das primeiras marcas a oferecer facilidades na compra de carros para PCD.
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Em 2012 era possível comprar um Corolla por R$ 70 mil
Além do aumento do teto para o IPI, a nova lei sancionada pelo Governo Federal diminui de quatro para três anos o prazo para a troca do automóvel para PCD comprado com as isenções.
Essas mudanças tem por objetivo corrigir, principalmente, o teto de preço de carros para obtenção do IPI. Quando o limite de R$ 70 mil foi definido pelo Governo Federal, em março de 2012, era possível comprar até sedãs, como o Toyota Corolla, por exemplo.
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Aumento nos preços dos veículos
O problema surge quando é visto que não existem mais modelos com câmbio automático com um preço igual ou menor que R$ 70 mil. Com a alta dos preços dos carros novos causada com a chegada da pandemia do covid-19, até mesmo a tabela do Volkswagen Gol, com transmissão automática, por exemplo, possui um valor a partir dos R$ 83 mil.
O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) aponta que a inflação está superior a 106,5%. Sendo assim, se fosse aplicada apenas a correção monetária do período, o atual teto do IPI aprovado pelo Governo Federal ultrapassaria, pelo menos, R$ 145 mil.
Civic é uma das melhores opções da Honda
A partir de hoje, mais de 40 modelos estão à venda com a isenção de IPI para a compra por PCDs. Nessa lista estão SUVs como Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e o Honda Civic, sobre o qual iremos falar agora.
O sedã médio da Honda, que é uma das pioneiras em oferecer carros para PCD, está chegando a um valor de R$ 127.100 e um preço estimado, com desconto, de R$ 99.140. Com esse valor, você levará uma versão EX com um motor 2.0 de 155/150 cavalos de potência e seu câmbio automático do tipo CVT, que possui sete marchas simuladas.
O veículo da Honda é referência em conforto e carrega o título de “o carro que não dá problema”. Nesta versão EX, o Civic poderia sair por um preço menor que R$ 100 mil hoje, dentro do novo teto para PCD aprovado pelo Governo Federal, oferecendo uma ótima lista de equipamentos e também um conjunto mecânico equilibrado entre conforto e desempenho.