Banco Central anuncia uma série de novidades no Pix que deixarão a ferramenta ainda mais completa

Fábio Lucas
por
-
29-04-2021 16:42:14
em Economia, Negócios e Política
PIX - Banco Central - Ferramenta Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Banco Central anuncia um pacote de novidades no PIX que deixarão ele ainda mais completo, rápido, segura e eficiente

O Pix, ferramenta recente lançado pelo BACEN que visa facilitar pagamentos e transferências, recebe nessa sexta-feira (30) novas funções que visam facilitar a vida dos seus usuários. Projeto do Banco Central, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado em novembro do ano passado. Contudo, mesmo sendo recente, ganhará novas funções que deixarão a ferramenta ainda mais completa.

AUXÍLIO EMERGENCIAL 

A primeira novidade começará a funcionar a partir do dia 30 de abril. A nova função irá beneficiar as pessoas que estão recebendo o Auxílio Emergencial 2021, que poderá agora ser movimentado pelo PIX. A exceção se dará às transferências para contas da mesma titularidade

AGENDAMENTO DO PIX 

Outra funcionalidade é a do Pix Agendado. Mesmo não sendo vinculado a um Pix Cobrança, terá que ser ofertado por todas as instituições, começando a partir do dia 1º de setembro deste ano. O Pix Agendado é a ferramenta do usuário pagador marcar um Pix para uma data futura.  

Cobrança 

A terceira novidade propõe que as instituições participantes do Pix, que de alguma forma não conseguiram proporcionar o pagamento com a leitura QR Code, entre 14 de maio a 30 de junho, deverá ofertar, no mínimo, a leitura do pagamento na data da leitura do QR Code. 

Novos serviços

Mais opções serão oferecidas aos usuários da ferramenta em 2021 e 2022. O consultor do Banco Central, Breno Lobo, apontou ainda que até o fim do primeiro semestre de 2021 será oferecida a oportunidade de usar a conta salário para iniciar um Pix para fazer portabilidade e saques.

É uma nova forma de dar acesso a dinheiro em espécie para a população, usando a infraestrutura. A gente facilita esse acesso a dinheiro em espécie, principalmente quando a gente fala em cidades do interior do país que têm dificuldade de transporte do dinheiro até essas localidades, que têm problemas de quantidade de agências disponíveis”, diz Breno Lobo.

Facilidades  

Desde seu lançamento, a proposta do Pix sempre foi trazer mais facilidade nos pagamentos, como por transações de contas ou até de transferências, em poucos segundos. Essas novidades deixarão o serviço ainda mais rápido e fácil. 

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já contribui em diversos outros portais relacionados a esportes, economia e informações regionais.